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Índice de verbetes


Ubiquidade



Ubiquidade, ou onipresença, é a capacidade de estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo, classicamente atribuída exclusivamente a Deus. Esta faculdade implica também na aptidão para captar as impressões de todas as ocorrências de todas as partes e para interagir com todos os acontecimentos. Assim, diz-se que a divindade está em todo lugar, tudo vê, tudo sente e em tudo interage. Na codificação espírita, Allan Kardec sonda a possibilidade de também os Espíritos terem o dom da ubiquidade, anotando que — conforme o ensino espiritual —, se não em absoluto, como no caso da ubiquidade de Deus, os Espíritos irradiam sua consciência, através da expansão do seu perispírito, e alcançam distâncias mais ou menos longas, conforme seu grau evolutivo.



Ubiquidade de Deus

Em Deus está a perfeição absoluta. Em tudo o mais há relativização. Nestes termos, a perfeita ubiquidade é uma exclusividade da Divindade, porque se a qualquer outro ser fosse dada a perfeição dessa capacidade, este seria absolutamente como Deus, e assim deixaria de haver um ser supremo — que é um dos atributos da Divindade.

Para começarmos a compreender melhor como é possível que Deus esteja presente e atuante em toda e qualquer parte do Universo, e a todo o instante, podemos figurar o pensamento de Deus como um fluido...

“Seja assim ou não o pensamento de Deus, ou seja, que ele atue diretamente ou por intermédio de um fluido, para a facilidade de nossa inteligência, vamos representá-lo sob a forma concreta de um fluido inteligente preenchendo o Universo infinito, penetrando todas as partes da criação: a natureza inteira está mergulhada no fluido divino; ora, em virtude do princípio que as partes de um todo são da mesma natureza e têm as mesmas propriedades que o todo, cada átomo desse fluido, se assim podemos nos exprimir, possuindo o pensamento — isto é, os atributos essenciais da divindade — e estando esse fluido em toda parte, tudo está submetido à sua ação inteligente, à sua previdência e à sua solicitude; não há nenhum ser, por mais insignificante que pareça, que não esteja repleto desse fluido. Então nós estamos constantemente na presença da divindade; não há uma só das nossas ações que possamos subtrair de seu olhar; nosso pensamento está em contato incessante com o seu pensamento, e é com razão que se diz que Deus lê os mais profundos segredos do nosso coração. Estamos nele, como ele está em nós, segundo a palavra do Cristo.”
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o EspiritismoAllan Kardec - Cap. II, item 24



Ubiquidade dos Espíritos

A ubiquidade absoluta é um atributo da Divindade, de fato; porém, em se considerando graus relativos dessa faculdade, eis que se torna factível a atribuirmos também aos Espíritos. Nisso sentido é que verificamos a obra kardequiana descrever a ubiquidade espiritual, como segue:

Os Espíritos têm o dom da ubiquidade? Por outras palavras: o Espírito pode se dividir, ou existir em vários pontos ao mesmo tempo?
“Não pode haver divisão do um mesmo Espírito; mas cada qual é um centro que irradia para diversos lados e é por isso que ele parece estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Vejam o Sol: ele é somente um, mas se irradia em todo o seu entorno e leva seus raios para muito longe. Contudo, ele não se divide.”
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - questão 92


Na sequência, os benfeitores espirituais acrescentam o esclarecimento de que nem todos os Espíritos irradiam com a mesma força, pois “essa força depende do grau de pureza dos Espíritos.” (Idem - questão 92-a)

A explicação espiritual da ubiquidade dos seres inteligentes partiu de uma ideia trivial que considerava talvez que os Espíritos pudessem se dividir, ou multiplicar-se, mantendo partes de sua consciência em diversos lugares e, com isso, pudesse, por exemplo, ter visões à distância ou se manifestar ao mesmo tempo em distintos lugares, como nos fenômenos de bicorporeidade. Por isso, a resposta incisiva à questão anterior é a de que a entidade espiritual é indivisível, mas que se irradia e expande sua relativa capacidade de ubiquidade, cujo alcance e intensidade de ação depende do grau de pureza de cada um.

Fica evidente, portanto, a diferença da ubiquidade divina e a dos Espíritos:

“Pelo princípio da soberana inteligência, nada impede que se admita um centro de ação, um foco principal irradiando sem cessar, inundando o Universo de seus eflúvios, como o Sol faz com a sua luz. Mas onde está esse foco? Isso é o que ninguém pode dizer. É provável que ele não esteja mais fixo em um determinado ponto do que a sua ação, e que ele percorra incessantemente as regiões do espaço sem fim. Se simples Espíritos têm o dom da ubiquidade, em Deus essa faculdade há de ser sem limites. Estando Deus preenchendo o Universo, nós poderíamos ainda admitir — a título de hipótese — que esse foco não precise se transportar e que ele se forme sobre todas as partes onde a soberana vontade julgue conveniente que se produza, donde podemos dizer que ele está em toda parte e em parte nenhuma.”
A Gênese, os Milagres e as Predições - Cap. 2, item 29


Mecanismo da irradiação espiritual

A ação multidirecional dos Espíritos é teorizada pelo codificador espírita nos seguintes termos:

“O Espiritismo nos faz compreender como os Espíritos podem se achar entre nós. Comparecem com seu corpo fluídico ou espiritual e sob a aparência que nos levaria a reconhecê-los, caso se tornassem visíveis. Quanto mais elevados são na hierarquia espiritual, tanto maior é neles o poder de irradiação. É assim que possuem o dom da ubiquidade e que podem estar simultaneamente em muitos lugares, bastando para isso que enviem a cada um desses lugares um raio de suas mentes.”
O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - Cap. XXVIII, item 5


O alcance da consciência espiritual expandida tem relação com a propriedade de expansibilidade do seu próprio perispírito, que é o corpo fluídico do Espírito e, ao mesmo tempo, o seu órgão sensitivo e seu instrumento de manifestação no ambiente físico. Essa expansibilidade perispiritual se dá em razão desse corpo ser dotado de plasticidade; com isso, ao irradiar, esse campo sensitivo e ativo faz com que a consciência do indivíduo se faça presente à distância, por todas as direções a partir do seu ponto de irradiação, de acordo com a elevação moral do indivíduo.

No tocante ao caráter relativo da ubiquidade espiritual, levando em conta a progressão de cada indivíduo, convém trazemos um depoimento, fruto de uma comunicação mediúnica à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, pela qual o Espírito Channing faz a seguinte figuração a respeito:

“Vocês perguntaram esta noite qual seria a hierarquia dos Espíritos quanto à ubiquidade. Comparem-nos a um aeróstato que se eleva pouco a pouco nos ares. Enquanto ele rasteja na terra, somente um círculo muito pequeno pode percebê-lo, mas à medida que ele se eleva o círculo se alarga para ele e, quando chega a uma certa altura ele aparece a um número infinito de pessoas. É assim conosco; um mau Espírito que ainda esteja preso à Terra permanece num círculo restrito, no meio das pessoas que o veem. Que ele cresça em virtudes e poderá conversar com muitas pessoas; e quando tiver se tornado um Espírito superior, ele poderá irradiar como a luz do Sol, mostrando-se a várias pessoas e em diversos lugares ao mesmo tempo.”
Channing
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - 2ª Parte, Cap. XXV, item 282, perg. 30°


Veja também


Referências

  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Ebook.
  • O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - Ebook.
  • O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - Ebook.
  • A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espritismo, Allan Kardec - Ebook.


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Índice de verbetes
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Encarnado
Epífise
Erasto
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualidade
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d’Orleans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sematologia
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
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