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Índice de verbetes


Sematologia



Sematologia, em Espiritismo, é um modo de comunicação espiritual, por via mediúnica, através de sinais de efeitos físicos (como pancadas, batidas e movimentos de objetos materiais) e ao mesmo tempo um sistema de interpretação desses efeitos; portanto, consiste na linguagem de sinais produzidos pelos Espíritos. Seu sistema, no contexto espírita, foi definido por Allan Kardec nas obras doutrinárias especialmente dedicada ao estudo da mediunidade: Instrução Prática das Manifestações Espíritas (1858) e O Livro dos Médiuns (1861). A Tiptologia (linguagem espiritual por meio de batidas) é uma ramificação do sistema sematológico.



Definição

A palavra sematologia provém dos termos gregos sema, semato: sinal + logos: discurso = linguagem de sinais. Ela é aplicada na área da Linguística como sendo o estudo do relacionamento dos sinais gráficos (letras, números, acentuação, pontuação) ao lado das especializações gramaticais semântica, semasiologia e semiótica.

A mímica (arte de expressar os pensamentos e sentimentos por meio de gestos) também é tipo de linguagem do ramo da sematologia.


Sematologia no contexto histórico espírita

Em sua pesquisa doutrinária, Allan Kardec (o codificador do Espiritismo) considerou os modos típicos de comunicação espiritual: escrita direta (pneumatografia) ou instrumental humana (psicografia), fala direta (pneumatofonia) ou instrumental humana (psicofonia), transmissão mental (telegrafia humana, ou telepatia) e a comunicação por pancadas e batidas — que, aliás, é colocado na primeira ordem de estudo kardequiano sobre as manifestações espirituais, por conta de ter sido o modo inicial amplamente utilizado no desenvolvimento do Espiritualismo Moderno, como Kardec assim registrou:

“As primeiras manifestações inteligentes ocorreram por meio de mesas que se levantavam e davam com um pé um determinado número de batidas, e desse modo respondendo com sim ou não, segundo a convenção, a uma pergunta feita. Até aí, nada de convincente para os céticos, pois bem podiam crer que tudo fosse um efeito do acaso. Obteve-se depois respostas mais desenvolvidas pelas letras do alfabeto: o objeto móvel dava certo número de pancadas correspondendo ao número da ordem de cada letra, chegando assim a formar palavras e frases, respondendo às questões propostas. A exatidão das respostas e a sua correlação com as questões causaram espanto.”
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - ‘Introdução’, item IV

Pela necessidade de se interpretar o que os Espíritos queriam transmitir através desses sinais físicos — inicialmente, a maneira pela qual eles encontraram para se comunicar com a humanidade terrena —, os fenômenos desse gênero foram então classificados na codificação espírita como pertences aos grupos da Sematologia e da Tiptologia.


Sematologia: interpretação dos sinais espirituais nas Mesas Girantes


Especificação espírita de Sematologia e Tiptologia

De maneira geral, toda as formas de comunicações baseadas em sinais físicos (pancadas, batidas, movimentos) através de instrumentações (mesas girantes, tabuleiros, jogo da garrafa, brincadeira do copo etc.) pertencem a um modo de linguagem sematológica; porém, a codificação espírita vai especificar a Sematologia como o modo de interpretação da mímica dos Espíritos aplicada nos movimentos de objetos.

“É notável que para o emprego desse meio o Espírito também use de um tipo de mímica, isto é, que ele exprime a energia da afirmação ou da negação pela força das pancadas. Ele igualmente expressa a natureza dos sentimentos que o animam: a violência, pela brutalidade dos movimentos; a cólera e a impaciência, batendo com força repetidos golpes, como uma pessoa que bate o pé com raiva, às vezes atirando a mesa ao chão. Quando o Espírito é amável e educado, no começo e no fim da sessão ele inclina a mesa em forma de saudação; quando quer se dirigir diretamente a uma pessoa da reunião, encaminha a mesa para ele com doçura ou violência, conforme queira lhe testemunhar sua afeição ou antipatia. Essa é, propriamente falando, a sematologia, ou linguagem dos sinais, como a tiptologia é a linguagem das batidas.”
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - 2ª parte, cap. XI, item 140

Segundo essa especialização, portanto, a interpretação “literal” das batidas espirituais — mediante uma associação de determinado número de batidas a um tipo de resposta (por exemplo, “sim” ou “não”) ou uma letra ou número — fica no campo propriamente dito da Tiptologia, enquanto a Sematologia se dedica estritamente a interpretar o estado emocional do Espírito comunicante refletido no modo como ele produz os efeitos físicos (por exemplo: a intensidade das batidas, a grosseria de uma arranhadura etc.) e dos movimentos dos objetos (exemplos: a inclinação de uma mesa imitando um cumprimento respeitoso tipicamente humano, um movimento abrupto em reação a uma pergunta indesejada etc.).


A “brincadeira do copo” sugere uma sessão espiritual do campo da Sematologia e Tiptologia


O estudo aprofundado da linguagem dos sinais espirituais reproduzidos nos fenômenos mediúnicos, à luz do Espiritismo, encontra-se no capítulo XI da 2ª parte de O Livro dos Médiuns de Allan Kardec.


Veja também


Referências

  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Ebook.
  • O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - Ebook.
  • Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas, Allan Kardec - Ebook.


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