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Índice de verbetes


Bem



O bem, ou a bondade, é a excelsa qualidade e o princípio de tudo que propicia harmonia e bem-estar universal. Nesse contexto, é sinônimo de perfeição, sendo que a soberana bondade é um atributo exclusivo de Deus. A prática do bem equivale à caridade e o grau de sua relevância representa o grau evolutivo daquele que a pratica.

Certas doutrinas filosóficas e religiosas propõem que o bem seja uma das potências do Universo, formando com o mal — tido como a potência adversa ao bem — o que se diz por dualidade universal; inclusive, em algumas crenças, tais potências são personificadas (na tradição cristã, por exemplo, o bem é personificado na Divindade e Satanás representa o mal). A Doutrina Espírita desmistifica a ideia dessa dicotomia, embasando-se no princípio doutrinário da onipotência de Deus e, em consequência disso, da absoluta validade do bem, sendo então o mal justamente a condição em que esse bem está ausente ou incompleto.


Conceituação do bem

Bem vem do termo em latim bene, do qual também se origina benevolência, que é a prática da bondade (caridade). Excluindo-a de todas as ideias supersticiosas e dogmáticas, o bem, ou a bondade, sintoniza-se com o conceito de moral:

Que definição podemos dar da moral?
"A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando faz tudo pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus."
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - questão 629

Segundo a definição dos Espíritos colaboradores da codificação espírita, o bem é tudo que está de acordo com a lei de Deus (porque esta é perfeita), enquanto que a sua ausência — quer dizer, na ausência da perfeição — ocasiona o mal (imperfeição) — que é contrário ao bem. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus, o que equivale a fazer o que é o mais justo, o mais intelignete e o mais belo; numa palavra, é fazer o melhor a ser feito. A infração das leis divinas gera consequências mais ou menos graves, de acordo com a imperfeição praticada, pois tudo que é imperfeito carece de ser refeito até ser aperfeiçoado.

Ver Mal.


Bem e livre-arbítrio

A benevolência — quer dizer, a prática do bem — é um ato voluntário, portanto, tem relação direta com o livre-arbítrio, que por sua vez se subordina às experiências adquiridas (quanto mais ciência das coisas, mais o indivíduo tem liberdade de ação), o que caracteriza o grau evolutivo da consciência. À medida que desenvolve seu intelecto, o Espírito melhor distingue o bem (perfeição) e o mal (imperfeição), o que implica em progressiva responsabilidade de seus atos, que se reflete nas consequências naturais de suas ações: o mérito pelo bem praticado ou a expiação pelos atos imperfeitos.

Além da consciência do bem e da vontade de praticá-lo, o mérito da benevolência é proporcional à dificuldade em realizá-lo, noutras palavras, no investimento empreendido para a sua realização:

O mérito do bem que se pratique estará sujeito a determinadas condições? Por outras palavras: o mérito que resulta da prática do bem será de diferentes graus?
"O mérito está na dificuldade em praticá-lo. Nenhum merecimento há em fazer o bem sem esforço e quando nada custe. Deus leva mais em conta o pobre que divide com outro o seu único pedaço de pão, do que o rico que apenas dá do que lhe sobra, disse-o Jesus, a propósito na parábola da esmola da viúva."
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - questão 629


O mandamento cristão

A maior expressão do bem que podemos tomar como exemplo para todas as ocasiões encontra-se no mandamento cristão, que assim Jesus prescreveu: "Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", tendo como método para se destinguir o bem do mal o princípio descrito pelo próprio Cristo: "Façam aos outros aquilo que gostariam que os outros lhes fizessem." (ver em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI: 'Amar o próximo como a si mesmo').

Ver Caridade.


Ideias primitivas e místicas do Bem

Algumas doutrinas propõem que o Bem seja uma força impessoal, espécie de "mãe Natureza", ou "alma do mundo", geralmente posta em pé de igualdade à outra força — o Mal — para que ambas, através de um intenso embate, estabelecessem o equilíbrio do Universo. Tal os elementos básicos para concepções como o dualismo do Zoroastrismo e do Maniqueísmo. Da existência dessas duas forças, teriam surgido as respectivas personificações, por exemplo: Deus e Satanás, na tradição judaico-cristã; Alá e Iblis, no Islamismo; Aúra-Masda e Arimane, no Zoroastrismo e na Mitologia Persa etc.

O Espiritismo desmistifica tais concepções primitivas fundamentando-se na razão e desdobramentos dos fatos. Pelo princípio de que todo efeito tem uma causa, Deus é naturalmente a causa primária de todas as coisas; sendo eterno, não teve início, portanto, não poderia ter procedido de qualquer fonte; o bem é um atributo de Deus, ou seja, um efeito da vontade divina (causa). Assim, o bem não poderia ser a fonte da divindade — o que seria tomar o efeito pela causa.


Referências

  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, especialmente: questões 629 a 646 - Ebook.
  • A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritsimo, Allan Kardec, especialmente o cap. III: 'O Bem e o Mal' - Ebook.


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Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
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Místico
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Percepção extrassensorial
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Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
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Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
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Roustaing, Jean-Baptiste
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Santo Ofício
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Sexto Sentido
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Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
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Superstição
Terceira Revelação
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Trindade Universal
Ubiquidade
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X, Irmão
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Xenoglossia
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Zé Arigó
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