Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook


Quem somos


Portal Luz Espírita é o site oficial da Fraternidade Luz Espírita, uma sociedade virtual sem fins lucrativos, motivada pelo trabalho de estudo, pesquisa e divulgação da Doutrina Espírita – Espiritismo –, além da confraternização entre todos aqueles que ensejam esses mesmos objetivos, com ênfase na utilização da Internet – como meio de promoção e distribuição de mídias doutrinárias e aproximação de recursos humanos.

A Fraternidade Luz Espírita é formada por voluntários, dentre os quais, alguns ligados a determinadas outras instituições espíritas, absolutamente sem nenhuma compensação financeira, e que, com muito carinho e abnegação, se dispõem a compartilhar as graças alcançadas com o consolo e iluminação que o Espiritismo – esta filosofia maravilhosa – nos proporciona.

Fraternidade Luz Espírita



Origem da Luz Espírita


Sua formação inicial se deu dentre alguns confrades do Núcleo Espírita A Caminho da Luz, no bairro do Itaim Paulista, São Paulo - Capital, hoje contando com integrantes de todo o Brasil e do exterior.

O objetivo primordial foi o de oferecer online a oportunidade de se conhecer os extraordinários ensinamentos da Doutrina Espírita, especialmente pensando naqueles que não dispõem de acesso a uma instituição espírita física, aproveitando as excelentes ferramentas que a internet nos proporciona.

O site foi ao ar em 1 de março de 2008, oferecendo livros digitais, videoaulas e um curso online monitorado por nossos voluntários.



Espiritismo – Doutrina Espírita


A Fraternidade Luz Espírita é essencialmente fundamentada segundo os conceitos Espiritismo – ou, Doutrina Espírita –, a qual consideramos a doutrina que melhor nos orienta e nos fortalece em nosso aperfeiçoamento espiritual, com os melhores reflexos para a nossa vida prática.

A Doutrina Espírita foi originalmente estabelecida por Allan Kardec (1804-1869), um eminente pedagogo francês, a partir da observação de uma série de fenômenos espirituais ocorridos em meados do século XIX, bem como pela inspiração de uma pleiade de Espíritos que, em nome de Jesus – o Governador espiritual da Terra –, se prontificaram a contribuir com o progresso da Humanidade.

Esses Missionários da Luz então ratificaram os ensinos do Cristo – tendo como máxima o mandamento de Jesus: "Amar, amar a todos, amar como querermos ser amados" – e nos revelar outros fundamentos da Natureza espiritual.

A base desta doutrina se encontra nas obras kardequianas, com destaque para:

  • "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
  • "O LIVRO DOS MÉDIUNS"
  • "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO"
  • "O CÉU E O INFERNO"
  • "A GÊNESE"
  • "REVISTA ESPÍRITA"

Os conceitos básicos do Espiritismo são:

  • Testemunho da Divindade: os Espíritos atestam a existência de Deus, como sendo a Inteligência Suprema do Unvierso, causa primária e soberana de todas as coisas, completo em bondade, justiça e sabedoria.
  • Imortalidade da Alma: os Espíritos são seres inteligentes e independentes da natureza corporal a que ora se submetem na Terra. Portanto, a Alma é um estágio encarnatório do Espírito, que é preexistente a esta encarnação e que dela sobreviverá após a morte (fenômeno da falência do corpo físico).
  • Lei de evolução: todos os Espíritos são criados por Deus numa mesma condição orignária de pureza e ignorância (ausência de conhecimento), mas todos com iguais capacidades para o desenvolvimento intelectual e moral, até que percorram toda a estrada evolutiva e alcancem a perfeição. Para tanto, a Providência Divina oferece todos os meios de aprendizado, sendo o processo de reencarnação um mecanismo pelo qual o Espírito adquire experiência, pôe à prova suas aquisições, repara seus erros e se solidariza com os demais irmãos de caminhada.
  • Lei de causa e efeito: dentro do processo de aprendizado o Espírito tem um campo de atuação mais ou menos de acordo com as aquisições sempre sob o princípio do equilíbrio entre a liberdade e responsabilidade, em que toda ação – boa ou má – resulta numa reação, que se configura como expiação ou recompensa – não como punição ou vingança de Deus, mas como consequência natural para a justiça, ordem e desenvolvimento espiritual. Toda ação negativa (de imperfeição) requerirá uma reformatação até que se converta em um resultado positivo (perfeição).
  • Mediunidade: para que os Espíritos desencarnados possam contribuir com o progresso da Humanidade, Deus estabeleceu o canal mediúnico, pelo qual o médium tem a oportunidade de servir como porta-voz da espiritualidade.
  • Reforma íntima: até que completem sua estrada evolutiva, os Espíritos – encarnados ou desencarnados – sofrem as consequências da imperfeição de seus atos e estão todos sob a condição de necessidade de se apefeiçoar. Para isso, cada qual pode e deve se esforçar com seu aprimoramento, pelo estudo e prática dos valores espirituais, promovendo assim a sua reforma íntima, reparando suas más tendências e adquirindo o conhecimento e praticando a caridade.

Saiba mais sobre a iluminação e consolo promovido pelo Espiritismo através destas opções:

  • Sala de Leitura: clique aqui e conheça nosso acervo de livros em formato digital.
  • Videoaulas da série "Aprendendo Espiritismo": clique aqui e assista aos vídeos.


Evolução do
Portal Luz Espírita:


2008

2010

2012

2014

2016

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo