Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Caridade



Caridade segundo o Espiritismo é o exercício do verdadeiro amor (puro, incondicional, sem interesse de qualquer recompensa) e ao mesmo tempo um dever de cada indivíduo para com os demais, em todas as circunstâncias. É, portanto, uma ação (a prática do sentimento de amor) efetiva, que indo além da interpretação que comumente se lhe atribui, na qual seu escopo se restringe à benevolência material ou ao sentimento de piedade em favor de alguém que esteja em situação de inferioridade em relação àquele que o pratica. A teorização basilar da interpretação espírita acerca da caridade parte do estudo da Lei de Justiça, amor e caridade em O Livro dos Espíritos e do capítulo Fora da Caridade não há salvação em O Evangelho segundo o Espiritismo, ambos de autoria de Allan Kardec. Nesse contexto, a caridade se configura como a síntese do todo o Evangelho de Jesus e a mais sublime virtude moral que conduz o Espírito à perfeição espiritual.

O termo caridade é o aportuguesamento do latim caritas, que por sua vez deriva do grego chàris. Na Grécia Antiga, significava graça, num sentido aproximado ao que hoje chamamos de carisma. Sua versão latina ganhou a conotação de amor, da qual deriva também carinho, ou seja, sentimento de afeto, bem-querer — uma das aplicações da palavra ágape. Como o uso do vocábulo amor iria mais tarde se confundir vulgarmente com a ideia de paixão e de atração carnal, o termo caridade emancipou-se, às vezes sendo referido também como amor platônico (que representa a ideia original de amor puro, fundado na virtude em si), passando a ser interpretado como verbo, ação, exercício daquele sentimento de amor desinteressado, em que, ser caridoso significa agir com total bondade e absoluto desinteresse que não fazer o bem, em razão de se considerar o próximo como alguém importante, caro — tal a interpretação espírita.

Nos tempos modernos, caridade ganhou conotações mais estreitas, sendo normalmente associada à prática de auxílio material, sinônimo de beneficência — facilmente confundida com esmola, donativo ou benefício qualquer. Essa associação também permite entender caridade como sentimento de piedade, compaixão, misericórdia, em que se desenha sempre um quadro de inferioridade (física, social, moral etc.) daquele — o carente — que está na condição de receber a caridade. Esta fria versão de caridade, portanto, difere e muito da sua essência original, já que admite o seu emprego pelo simples ato de distribuição de um benefício qualquer sem a menor ligação afetiva entre o doador e o carente.


Caridade na Codificação Espírita

Segundo a Codificação Espírita, caridade é uma das Leis Naturais, ao lado da justiça e do amor, como encontramos no capitulo XI, da Parte Terceira de O Livro dos Espíritos: "Lei de justiça, de amor e de caridade", onde encontramos a síntese de seu significado de acordo com a espiritualidade:

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
"Benevolência para com todos, compaixão para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas."
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Questão 886

Esta lei é, então, o sumo do Mandamento Cristão e da Boa Nova, ou seja, o Evangelho trazido por Jesus, a segunda grande revelação divina aos homens na Terra, como bem definiu o codificador espírita:

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer a ele todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: "Amem-se uns aos outros como irmãos". Segundo Jesus, a caridade não se reduz à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos indica a indulgência, porque dela nós mesmos precisamos, e nos proíbe de humilhar os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Comentário à questão 886

Na concepção espírita, a beneficência — auxílio material — é apenas uma das infinitas formas de se praticar a caridade e tanto mais benéfica será se for praticada em paralelo aos esforços de retirar o indivíduo carente de sua condição de inferioridade.

"Condenando-se a pedir esmola, o homem se rebaixa física e moralmente: Embrutece-se. Uma sociedade que se baseie na lei de Deus e na justiça deve prover à vida do fraco, sem que haja humilhação para ele. Deve assegurar a existência dos que não podem trabalhar, sem lhes deixar a vida à mercê do acaso e da boa vontade de alguns."
O Livro dos Espíritos - Questão 888

Observando esse critério (libertar o ser carente dessa condição), a Doutrina Espírita convida-nos à prática desse tipo de caridade, assim como lemos na comunicação do Espírito São Vicente de Paulo:

"Não; o que merece reprovação não é a esmola, mas a maneira como habitualmente é dada. O homem de bem, que compreende a caridade de acordo com Jesus, vai ao encontro do desgraçado, sem esperar que este lhe estenda a mão.
A verdadeira caridade é sempre bondosa e benévola; está tanto no ato, como na maneira como é praticado. Duplo valor tem um serviço prestado com delicadeza. Se for com arrogância, pode ser que a necessidade obrigue quem o recebe a aceitá-lo, mas o seu coração pouco se comoverá.
Lembrem-se também de que, aos olhos de Deus, a ostentação tira o mérito ao benefício. Disse Jesus: que a tua mão esquerda não saiba o que a direita der. Por essa forma, ele lhes ensinou a não sujar a caridade com o orgulho.
Deve-se distinguir a esmola, propriamente dita, da beneficência. Nem sempre o mais necessitado é o que pede. O temor de uma humilhação detém o verdadeiro pobre, que muitas vezes sofre sem se queixar. A esse é que o homem verdadeiramente humano sabe ir procurar, sem ostentação.
Amem-se uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual Deus governa os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados. A atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.
Não esqueçam nunca que o Espírito — qualquer que sejam o grau de seu adiantamento, sua situação como reencarnado, ou na erraticidade — está sempre colocado entre um superior, que o guia e aperfeiçoa, e um inferior, para com o qual tem que cumprir esses mesmos deveres. Então, sejam caridosos, praticando não só a caridade que os faz dar friamente o óbolo que tiram do bolso ao que ousa pedir a vocês, mas a que leve ao encontro das misérias ocultas. Sejam indulgentes com os defeitos dos semelhantes. Em vez de dedicarem desprezo à ignorância e ao vício, instruam os ignorantes e moralizem os viciados. Sejam brandos e benevolentes para com tudo o que seja inferior. Sejam para com os seres mais ínfimos da criação e terão obedecido à lei de Deus."
São Vicente de Paulo, O Livro dos Espíritos - Questão 888-b

A virtude da caridade foi argumentada em profundidade no livro O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XV, intitulado "Fora da Caridade não há salvação". Aqui, o mandamento do Cristo (Amar a Deus, de todo o coração, e amar ao próximo como a si mesmo) é lembrado como a melhor exemplificação para a prática da caridade, que, como a mais elevada das virtudes, é então colocada como contraponto ao egoísmo — que a mais nociva das imperfeições morais.. Também traz a transcrição do memorável texto do Novo Testamento em que o apóstolo Paulo explana sua visão sobre essa virtude ("Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e dos anjos… sem caridade, tudo isso de nada me serviria…"). No item 8 deste mesmo capítulo, Kardec discorre sobre a questão elementar que serviu de inspiração para que fosse cunhada a máxima "Fora da caridade não há salvação": contrapondo-se ao Espiritismo, a igreja católica pregava o dogma da necessidade de as almas humanas se submeterem aos sacramentos católicos a fim de alcançarem o paraíso eterno, donde promulgavam "Fora da igreja não há salvação"; em resposta a essa sentença, a Doutrina Espírita vem propor um critério diferente: "Fora da caridade não há salvação" — que é comumente disseminado pelo Movimento Espírita como uma espécie de lema ou slogan espírita. O capítulo se encerra com uma mensagem espiritual recebida em 1860 e assinada pelo Espírito Paulo, o apóstolo:

"Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão determinados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra dessa bandeira eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra Prometida. Ela brilha no céu, como auréola santa na cabeça dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: Passem à direita, benditos de meu Pai. Reconhecerão a eles pelo perfume de caridade que espalham em torno de si. Nada traduz com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. O Espiritismo não poderia provar melhor a sua origem, do que apresentando esse ditado como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Assim, meus amigos, dediquem-se a estudar o sentido profundo e as consequências dessa máxima, a descobrir por si mesmos, todas as aplicações. Submetam todas as suas ações ao uso da caridade e a consciência os responderá. Ela não só evitará que pratiquem o mal, como também fará que pratiquem o bem, pois uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, sempre se torna preciso a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inatividade e a despreocupação.
Meus amigos, agradeçam a Deus por ter permitido que pudessem gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem tenham de ser salvos; é que, ajudando-lhes a compreender os ensinos do Cristo, ela faz de vocês melhores cristãos. Portanto, esforcem-se para que os irmãos, observando-os, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, independentemente da seita a que pertençam."
Paulo, O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - Cap. XV, item 10

Na Revista Espírita, Kardec certa vez classificou a caridade em duas categorias, a saber: caridade beneficente e caridade benevolente. Vejamos sua argumentação a respeito:

O campo da caridade é muito vasto; compreende duas grandes divisões que, em falta de termos especiais, podem designar-se pelas expressões Caridade beneficente e caridade benevolente. Compreende-se facilmente a primeira, que é naturalmente proporcional aos recursos materiais de que se dispõe; mas a segunda está ao alcance de todos, do mais pobre como do mais rico. Se a beneficência é forçosamente limitada, nada além da vontade poderia estabelecer limites à benevolência."
Revista Espírita - dez-1868: "Sessão anual comemorativa do Dia dos Mortos"

Ver Fora da Caridade não há salvação.


Além da codificação kardequiana, a caridade é objetivamente tratada por diversos autores e em diversas obras. No livro Vinha de Luz, Emmanuel descreva a "Caridade essencial":

Antes, porém, da caridade que se manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos a caridade essencial, sem o que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós mesmos. Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos do Divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente n'Ele para que Ele viva em nós."
Vinha de Luz, (Emmanuel) Chico Xavier - Cap. 110: "Caridade essencial"

Referências

  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - ebook
  • O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - ebook.
  • Revista Espírita, Allan Kardec - especialmente o artigo "Sessão anual comemorativa do Dia dos Mortos" da edição de dezembro de 1868 - ebook
  • Vinha de Luz, (Emmanuel) Chico Xavier - Editora FEB.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo