Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Erraticidade



Erraticidade é o estado em que se encontram os Espíritos errantes, ou erráticos, isto é, não encarnados e em processo de evolução, durante o intervalo de suas existências corporais, conforme definição dada por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns (cap. XXXII: “Vocabulário Espírita”). A duração em que o Espírito permanece na erraticidade e as condições dessa vivência variam, havendo relação direta com o adiantamento espiritual de cada indivíduo e das suas necessidades evolutivas, podendo essa permanência durar muito pouco ou custar longo tempo, em circunstâncias desde o ditoso ao penoso. Não é o mesmo estado de que gozam os Espíritos puros — aqueles que já percorreram toda a trajetória evolutiva e não mais precisam reencarnar para fins de aperfeiçoamento; estes então desfrutam da plenitude da vida espiritual.


Erraticidade na Codificação Espírita

Na Codificação Espírita, as primeiras referências relacionadas encontram-se já no tópico VI da Introdução de O Livro dos Espíritos:

"Deixando o corpo, a alma volta ao mundo dos Espíritos, de onde saiu, para passar por nova existência material, após um tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.”
(...)
“Os não encarnados ou errantes não ocupam uma região determinada e definida; estão por toda parte no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos a todo instante. É toda uma população invisível movendo-se em torno de nós."
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos - Introdução ao estudo da Doutrina Espírita, VI

Na sequência, no mesmo livro, o tema é desenvolvido com mais detalhes no capítulo VI da 2ª Parte: “Da vida espírita”.

Em O Céu e o Inferno, encontramos depoimentos de Espíritos errantes descrevendo suas situações diversas no mundo espiritual, desde entidades extremamente felizes até desgraçados de variadas ordens.


Análise etimológica de Erraticidade

Erraticidade vem de errante, que classicamente tem dois significados básicos: 1) que não tem residência fixa, que vive como nômade, andarilho; 2) vadio, vagabundo. Na definição oferecida pelo codificador espírita, erraticidade está mais alinhada com a primeira significação, no sentido de que o desencarnado está não-alocado num corpo físico, não devendo ser associado com a conotação de alguém que comete erros, um Espírito inferiorizado, uma vez que entre os errantes estão entidades de todos os graus evolutivos abaixo dos Espíritos perfeitos:

A erraticidade é, por si só, um sinal de inferioridade dos Espíritos?
“Não, pois há Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório, já o dissemos. O Espírito se acha no seu estado normal, quando liberto da matéria.”
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - questão 225


Duração de permanência na erraticidade

A fim de alcançar a perfeição a que todos os Espíritos estão destinados, as individualidades precisam desenvolver suas capacidades intelectuais e morais, razão pela qual passam pelas tantas necessárias experiências reencarnatórias. Entretanto, a reencarnação não é necessariamente imediata, podendo assim haver um intervalo mais ou menos longo, durante o qual a alma desencarnada é chamada Espírito errante (O Livro dos Espíritos, questão 224).

A duração da erraticidade guarda relação com a justeza das coisas: as necessidades do Espírito em evolução e das circunstâncias desencadeadas por suas ações em face do seu livre-arbítrio. No entanto, posto que o Espírito errante carece cursar sua estrada evolutiva, a erraticidade — que pode durar de algumas horas a milhares de séculos — é necessariamente temporária e mais cedo ou mais tarde o desencarnado terá de tornar a uma vivência reencarnatória (O Livro dos Espíritos, questão 224-a).

Como tudo na natureza tem a sua razão de ser, a duração da erraticidade obedece às circunstâncias do mundo ao qual o Espírito reencarnante esteja vinculado. A estrutura física dos mundos superiores é mais sutil, as condições de sobrevivência são bem amenas e os corpos dos seus habitantes menos materializados, possibilitando que seus encarnados desfrutem facilmente de suas faculdades espirituais, como se estivessem em profundo transe mediúnico, acessando o mundo dos Espíritos; a morte e o processo reencarnatório aí são menos trabalhosos e, por isso, a passagem de uma para outra vivencia reencarnatória é quase sempre imediata.

Por outro lado, nos mundos menos evoluídos, os Espíritos têm corpos mais grosseiros, sofrem limitações físicas e passam pelo processo de morte e renascimento com mais complicações; faz-se necessário então um intervalo na erraticidade mais ou menos longo para que os reencarnantes possam melhor condicionar seus planos evolutivos:

Essa duração depende da vontade do Espírito ou lhe pode ser imposta como expiação?
“É uma consequência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas, também, para alguns, é uma punição que Deus lhes impõe. Outros pedem que ela se prolongue, a fim de continuarem os estudos que só na condição de Espírito livre podem efetuar-se com proveito.”
Idem - questão 224-b


Situação espiritual na erraticidade

Apenas pelo efeito da morte — em decorrência da falência do corpo físico —, o Espírito errante não deixa de ser a continuação da personalidade outrora encarnada e, desta forma, pode conservar na erraticidade as mesmas más paixões e perturbações de quando encarnado, condicionando assim a sua situação no mundo espiritual aos seus méritos. Portanto, sua felicidade ou desdita no plano invisível se relaciona com seu estado evolutivo.

"Não há uma única imperfeição da alma que não importe terríveis e inevitáveis consequências, como não há uma só qualidade boa que não seja fonte de um prazer. Assim, a soma das penas é proporcionada à soma das imperfeições, como a dos gozos à das qualidades. Por exemplo, a alma que tem dez imperfeições sofre mais do que a que tem três ou quatro; e quando dessas dez imperfeições não lhe restar mais que metade ou um quarto, menos sofrerá. Extintas todas, então a alma será perfeitamente feliz. Também na Terra, quem tem muitas moléstias, sofre mais do que quem tenha apenas uma ou nenhuma. Pela mesma razão, a alma que possui dez perfeições, tem mais satisfação do que outra menos rica de boas qualidades."
Allan Kardec O Céu e o Inferno - cap. VII, item "Código penal da vida futura"

Espíritos mais adiantados têm um perispírito sutil que com facilidade transcorrem os diversos mundos do plano espiritual e melhor interagem com as demais entidades; enquanto isso, os mais atrasados se sujeitam às limitações de seu estado evolutivo, que lhe interdita o acesso aos mundos superiores e lhe priva da convivência com os seres mais adiantados sem a permissão deles. Se bastante materializados, esses Espíritos inferiores continuam atrelados fisicamente ao mundo de onde desencarnou sofrendo as limitações de sua condição material:

Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado próspero ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme este se ache mais ou menos purificado e desprendido dos laços materiais, o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente e as percepções que tenha variarão ao infinito. Enquanto uns não podem se afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes isolado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o peso dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não limitadas e nem localizadas.
O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - cap. III, item 2

Ver: Categorias de Mundos Habitados.


Evolução na erraticidade e os mundos transitórios

A vida na erraticidade é também uma oportunidade de evolução espiritual:

O Espírito progride na erraticidade?
“Pode melhorar-se muito, conforme a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, é na existência corporal que ele põe em prática as ideias que adquiriu.”
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - questão 230

Dentre desse plano de ascensão espiritual os errantes podem receber certas incumbências de entidades elevadas e desta sorte realizar missões para promover o bem comum (O Livros dos Espíritos, questões 568 e 569). Dentre estes estão os benfeitores que inspiram a humanidade, por exemplo, para a propagação do Espiritismo.

Para possibilitar o refazimento dos reencarnantes, há no plano invisível infinitas habitações temporárias, estações de repouso e tratamento, chamadas de mundos transitórios, também conhecidas como colônias espirituais, cujo exemplo clássico é o livro Nosso Lar, descrita pelo Espírito André Luiz através da psicografia de Chico Xavier.

“Sim, há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de acampamentos, de campos onde descansem de uma longa erraticidade, estado este sempre um tanto penoso. São, entre os outros mundos, posições intermédias, graduadas de acordo com a natureza dos Espíritos que a elas podem ter acesso e onde eles gozam de maior ou menor bem-estar”.
Idem - questão 234

Os mundos transitórios possibilitam o agrupamento de inteligências e forças que aí constroem verdadeiras oficinas de aprendizado e trabalho colaborativo em prol da evolução dos que lá estão estanciados e ainda daí podem estender semelhantes benefícios a outros mundos.

“Certamente. Os que vão a tais mundos levam o objetivo de se instruírem e de poderem mais facilmente obter permissão para passar a outros lugares melhores e chegar à perfeição que os eleitos atingem.”
Idem - questão 235

Os mundos transitórios podem cumprir ainda o importante papel de ajudar o errático no planejamento da sua reencarnação, estabelecendo laços de amizade e cooperação entre Espíritos desejosos de progredir e benfeitores já experientes na senda da evangelização. Um caso emblemático é o da elaboração do plano reencarnatório de Segismundo em Missionários da Luz (do Espírito André Luiz pela psicografia de Chico Xavier).


Estado dos Espíritos puros

A erraticidade é uma condição de espera para quem necessariamente deve passar por uma reencarnação a fim de evoluir, estado esse que, de alguma forma, tem suas limitações, pois ainda não é o estado de plenitude espiritual própria apenas dos Espíritos da primeira ordem (ver Escala Espírita), os Espíritos puros, aqueles que já completaram o transcurso evolutivo.

Não estando mais sujeitos ao processo reencarnatório, os Espíritos puros não se enquadram entre os errantes e gozam da plenitude da vida espiritual:

Desfrutam de felicidade inalterável, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a de desocupação e monotonia, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, incentivá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, é para eles ocupação gratíssima...
Idem - questão 113


Animais e erraticidade

Apesar de inúmeros registros mediúnicos descreverem a presença de plantas e animais no mundo espiritual, segundo a codificação do Espiritismo a interação inteligente no ambiente da erraticidade é uma exclusividade dos Espíritos. Explorando tal questão, Kardec perguntou e os instrutores invisíveis responderam:

Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem se encontrar depois da morte num estado de erraticidade, como a do homem?
“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade. Os animais não dispõem dessa mesma capacidade. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem cabe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”
Idem - questão 600

Desta resposta ponderamos então que os animais têm um elemento espiritual que conserva a sua individualidade, elemento esse que, embora muito distinta da alma humana, é também uma espécie de alma (O Livro dos Espíritos, questões 597 e seguintes), contudo, sem consciência de si e, portanto, sem livre-arbítrio nem responsabilidades por seus atos, que são decorrentes puramente do instinto — que é um grau inferior do mesmo princípio da inteligência. Por essa lógica, os animais não podem ser considerados Espíritos errantes; ao desencarnar, o animal é encaminhado para a reencarnação. Essa definição também exclui a possibilidade de manifestação espiritual de um animal desencarnado, conforme asseveram os Espíritos contribuintes da codificação espírita:

Podemos evocar o Espírito de um animal?
“Depois da morte do animal, o princípio inteligente que havia nele se acha em estado adormecido e é logo utilizado por certos Espíritos encarregados disso, para animar novos seres, em os quais ele continua a obra de sua elaboração. Assim, no mundo dos Espíritos, não há Espíritos de animais errantes, mas unicamente Espíritos humanos.”
a) — Como é então que, tendo evocado animais, algumas pessoas têm obtido resposta?
“Evoca um rochedo e ele te responderá. Há sempre uma multidão de Espíritos prontos a tomar a palavra, sob qualquer pretexto.”
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - cap. XXV, item 283

A interpretação mais ligeira dessas informações é a de que não há absolutamente qualquer atividade na erraticidade envolvendo os animais. A existência deles em relatos mediúnicos poderia ser, dentre outras coisas, um recurso de linguagem ou uma espécie de materialização, formas animais plasmadas por Espíritos, por exemplo, para impressionar os médiuns e a quem mais fossem transmitidas essas impressões, pois ao animal desencarnado “não é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas”.

Certa opinião, por outro lado, pondera que os animais não teriam força própria para se manifestar, mas, uma vez que sua alma também fica de alguma forma “numa espécie de erraticidade”, eles poderiam aí ser utilizados pelos Espíritos incumbidos de classifica-los e, por força destes, poderiam participar de certas atividades no mundo espiritual, inclusive para o aprimoramento dos animais, tal como na descrição de André Luiz:

À maneira de crianças tenras, internadas em jardim de infância para aprendizados rudimentares, animais nobres desencarnados, a se destacarem dos núcleos de evolução fisiopsíquica em que se agrupam por simbiose, acolhem a intervenção de instrutores celestes, em regiões especiais, exercitando os centros nervosos.
(...)
Plantas e animais domesticados pela inteligência humana, durante milênios, podem ser aí aclimatados e aprimorados, por determinados períodos de existência, ao fim dos quais regressam aos seus núcleos de origem no solo terrestre, para que avancem na romagem evolutiva, compensados com valiosas aquisições de acrisolamento, pelas quais auxiliam a flora e a fauna habituais à Terra, com os benefícios das chamadas mutações espontâneas.
Evolução em Dois Mundos, (André Luiz) Chico Xavier - cap. IX e XIII

Daí por que a presença de animais no mundo espiritual registradas em obras como Nosso Lar (cap. 7: “...Aves de plumagens policromas cruzavam os ares e, de quando em quando, pousavam agrupadas nas torres muito alvas, a se erguerem retilíneas, lembrando lírios gigantescos, rumo ao céu...”, “Das janelas largas, observava, curioso, o movimento do parque. Extremamente surpreendido, identificava animais domésticos, entre as árvores frondosas, enfileiradas ao fundo...”; cap. 33: “– Os cães – disse Narcisa – são auxiliares preciosos nas regiões obscuras do Umbral, onde não estacionam somente os homens desencarnados, mas também verdadeiros monstros, que não cabe agora descrever”).


Referências



Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo