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Índice de verbetes


Heresia



Heresia é qualquer ideia, opinião, teoria ou prática considerada contrária à crença ou doutrina estabelecida. O uso clássico desse termo se aplica ao julgo das religiões contra as ideias ditas pervertidas e opostas a um ou mais dogmas e demais conceitos do sistema do credo ortodoxo, isto é, as normas regulamentadas de tal religião dominante; nesse contexto, heresia tem uma relação direta com o que as crenças tradicionais chamam de pecado — aquilo que fere o que se considera sagrado. O indivíduo passivo de heresia é denominado herege ou herético; o fundador de uma doutrina herética é chamado de heresiarca. Criado no século XII, o Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício foi o órgão utilizado pelo catolicismo para combater a heresia; por esse exemplo, outras denominações religiosas também criaram instituições semelhantes..



Etimologia e contexto histórico

O termo heresia foi utilizado originalmente pelos cristãos, para designar ideias as contrárias às que foram aceitas, sendo aquelas consideradas como “falsas doutrinas”. Tal vocábulo é oriundo do latim haerĕsis, que por sua vez vem do grego αἵρεσις (aíresis): “opinião”, no sentido de ideia particular e separada do conceito dito regular, normal, correto, formando assim um pensamento sectário, uma seita: uma versão considerada pervertida do padrão então consagrado.

Tal concepção foi utilizada tanto pela igreja católica como pelas igrejas protestantes e reformistas, sob a alegação de que heresia é uma doutrina contrária à verdade que teria sido revelada por Jesus Cristo; portanto, uma “deturpação ou má-interpretação” da Bíblia, dos profetas e de Jesus, bem como do magistério da igreja no colégio apostólico, no caso da Igreja Católica e dos primeiros cristãos.

Este vocábulo encontra-se no Novo Testamento da Bíblia, por exemplo, nas epístolas atribuídas ao apóstolo Paulo:

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas, 5:19-21

Também está presente numa passagem na segunda carta do apóstolo Pedro:

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”
2 Pedro, 2:1

Já nos primórdios do catolicismo, foi preciso uma deliberação a respeito das diversas doutrinas em torno da interpretação cristã para as escrituras bíblicas a fim de formalizar uma doutrina única e, por conseguinte, definir como heresia as opiniões contrárias aos conceitos eleitos. Para tanto, vários concílios eclesiásticos foram realizados ao longo dos séculos, a começar pelo 1º Concílio de Niceia, no ano de 325, que anatematizou o teólogo Ário de Alexandria (250-336) e decretou herético o seu Arianismo (doutrina que negava a divindade do Cristo e o dogma da santíssima trindade).


Tribunal da Inquisição

Na Idade Média, a igreja romana intensificou a perseguição contra as ditas heresias; dentre as providências, foi instituído no começo do século XIII o Santo Ofício da Inquisição, um tribunal eclesiástico destinado a investigar e a julgar sumariamente os alegados hereges; os condenados eram enviados ao Estado, para serem sentenciados. As penas podiam ser desde tortura física até a morte, geralmente supliciando o herege numa fogueira, como aconteceu com Jan Hus (1375 - 1415), Joana d’Arc (1412 - 1431) e Giordano Bruno (1548 - 1600).


Representação da execução de Joana d’Arc


Os tribunais de Inquisição foram extintos pelos estados europeus no século XIX, permanecendo oficialmente ativo apenas no Estado do Vaticano. Em 1908, o papa Pio X renomeia o órgão para Sacra Congregação do Santo Ofício, que depois, em 1965, foi rebatizada para Congregação para a Doutrina da Fé, durante o Concílio Vaticano II. No ano 2000, o Papa João Paulo II pediu desculpas, em nome da sua igreja, pelos “abusos” cometidos pela Inquisição.


Heresia e Espiritismo

A Doutrina Espírita, bem como a prática da mediunidade, é considerada uma heresia pelo cristianismo tradicional. Livros relacionados ao Espiritismo foram incluídos ao Index Librorum Porhibitorium — o catálogo católico de obras cuja leitura é proibida para os féis da Igreja.

O mais memorável atentado católico contra a doutrina kardecista foi o Auto de Fé de Barcelona, realizado em 1861, quando cerca de trezentas obras espíritas (remetidas por Allan Kardec a Maurice Lachâtre, para serem comercializadas na Espanha) foram confiscados pelo bispo de Barcelona e queimados em praça pública, a pretexto de heresia. Entretanto, apesar do prejuízo financeiro para o codificador espírita, o ato de intolerância religiosa acabou por despertar ainda mais interesse dos espanhóis pela nova doutrina, além de inflamar a já crescente revolta popular contra o absolutismo da Igreja.


Aquarela do Auto de Fé de Barcelona


Intolerância religiosa

O atentado contra a diversa e a opinião alheia, a pretexto de um zelo doutrinário, reflete um inconsequente autoritarismo e intransigência das igrejas, muito contrário aos princípios do Cristo, especialmente levando em consideração que muitos dos dogmas religiosos — consagrados e impostos a ferro e a fogo — se fundamentam tão somente em concepções místicas, sem embasamento racional e muitas vezes em flagrante contraste com o positivismo das ciências; tanto é assim que têm brotado inúmeras controvérsias até dentro do seio das igrejas.

É, portanto, um atentado ao direito natural de liberdade que Deus concede aos seus filhos, além de uma inobservância do que disse o apóstolo Paulo:

“É necessário que entre vós haja partidos [heresias, em algumas traduções] para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos.”

Em defesa da legítima liberdade de crença e de expressão, e sem temer pôr a prova a justeza da teoria espírita, Allan Kardec exclamou, por sua vez:

“Não há fé inabalável, senão aquela que possa encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.”
Obras Póstumas, Allan Kardec - 1ª parte, ‘As aristocracias’


Veja também


Referências

  • Obras Póstumas, Allan Kardec - Ebook.
  • Bíblia Sagrada, edição online - Site.
  • Verbete ‘Heresia’ na Wikipédia.


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Índice de verbetes
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Amuleto
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Cordão de Prata
Cordão Fluídico
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Encarnado
Epífise
Erasto
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualidade
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fio de Prata
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d’Orleans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lacordaire
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi, Johann Heinrich
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sematologia
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Talismã
Terceira Revelação
Tiptologia
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

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