Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Divaldo Pereira Franco



Divaldo Pereira Franco, também conhecido simplesmente como Divaldo Franco (Feira de Santana, Bahia, 5 de maio de 1927 - x), professor aposentado, é um filantropo, médium e orador espírita, um dos maiores propagadores do Espiritismo no Brasil e no Mundo, com mais de meio século de dedicação praticamente integral à causa doutrinária, percorrendo mais de sessenta países. É o fundador, ao lado de Nilson de Souza Pereira, da conceituada instituição de caridade Mansão do Caminho, em Salvador - Bahia. Tem como principal guia espiritual Joanna de Ângelis, de quem já psicografou várias obras literárias, cujo gênero essencial é a análise do comportamento psicológico do ser em face do relacionamento transpessoal e do seu compromisso evolutivo.


Divaldo Pereira Franco



Vida pessoal

Divaldo Franco nasceu numa família modesta de Feira de Santana, interior do Estado da Bahia, filho de Francisco Pereira Franco e Ana Alves Franco. Cursou a Escola Normal Rural de sua cidade natal, onde se formou professor de ensino primário em 1945, aos dezoito anos. Dois anos mais tarde, transfere-se para Salvador, onde, após ser aprovado em concurso público, vai trabalhar como escriturário num órgão público, o extinto IPASE (então o órgão segurador da previdência dos servidores estaduais) até sua aposentadoria em 1980.

Divaldo passou sua infância abalado pelas mortes de seus dois irmãos mais velhos, o que forçosamente o arrastavam às questões espirituais, que pouco a pouco se clareavam na medida em que, sendo médium ostensivo desde criança, era amparado pelos amigos espirituais e instruído pelos consoladores ensinamentos da Doutrina Espírita, pelo que logo compreenderia o apostolado a que se destinara junto à semeadura kardecista. Diante do compromisso espiritual, delibera-se o celibato voluntário, a fim de melhor exercer suas tarefas, especialmente a sua mediunidade.


Divaldo Franco e Chico Xavier


Realizações espíritas

Acercando-se fielmente dos conceitos espiritistas, já jovem Divaldo Franco vai empreender grandes realizações na divulgação da doutrina, a começar pela fundação do Centro Espírita Caminho da Redenção, na capital baiana, aberto em 7 de setembro de 1947, quando iniciou a sua trajetória de orador espírita.

Sua iniciação na psicografia remonta os primeiros anos desde quando já dominava a escrita e a leitura; as comunicações eram assinadas por diversas entidades espirituais, porém mais frequentemente por uma que se intitulava simplesmente de “um Espírito Amigo”. Passado algum tempo, foi-lhe dito para desfazer-se definitivamente de todos os escritos que acumulara na intimidade de suas gavetas; segundo os bens feitores invisíveis, tratavam-se apenas de um ensaio mediúnico. Ele assim o fez e logo mais em seguida passou a receber novos conteúdos, inclusive daquele Espírito amigo, que então se lhe apresentou como Joanna de Ângelis — a mentora espiritual que o acompanharia pela longa e frutífera trajetória de divulgador espírita que estava por se desenvolver. O passo seguinte foi formar uma coletânea de mensagens desta benfeitora e finalmente compor o seu primeiro livro, que foi ao prelo sob o título Messe de Amor, publicado em 1964.


Arte gráfica com Divaldo Franco e Joanna de Ângelis


A sua segunda obra literária foi Filigranas de Luz, uma seleção de lindos textos recheados de sabedoria e valores morais ditada pelo poeta hindu Rabindranath Tagore.

Em sua trajetória compõe uma rica bibliografia, para a qual, além dos dois autores espirituais já citados, viriam fazer uso das dedicadas mãos de Divaldo Franco várias entidades renomadas, tais como: Manoel Philomeno de Miranda, Victor Hugo, Amélia Rodrigues, Carlos Torres Pastorino, Bezerra de Menezes, Vianna de Carvalho e cerca de duas centenas de mais outros autores do além, para uma coleção que ultrapassa duzentos títulos e 8 milhões de cópias vendidas, dentre as quais, alguns títulos traduzidos para mais de 15 idiomas, sendo toda a renda obtida com esse trabalho revertida para obras assistenciais.

A principal instituição beneficiada materialmente pelas obras de Divaldo Franco é a Mansão do Caminho, onde hoje é um grandioso complexo filantrópico, com acolhimento para órfãos, escola de alfabetização, computação e formação profissional, atendendo diariamente mais de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.


Semeador de estrelas

Como orador, a partir das vibrantes exposições no Centro Espírita Caminho da Redenção, Divaldo Franco rodou o Brasil e o mundo com sua mensagem doutrinalmente forte, eloquente, ao mesmo tempo carregada de afeto, numa linguagem ornada de lirismo e salpicada de histórias envolventes, mais algumas pinceladas de humor, sempre enfatizando os valores espirituais, pela sua convicção e fidelidade à codificação espírita de Allan Kardec e em sintonia com o desenvolvimento positivo da psicologia. Em seu extraordinário currículo, mais de 10 mil participações em eventos espíritas, como palestras, seminários e congressos, percorrendo países das Américas, Europa, África e Ásia.


Divaldo Franco palestrando em 1958


Uma das características marcantes de suas exposições é o encerramento com uma declamação inspirada na psicografia Poema de Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues, presente no livro Sol de Esperança.

Juntamente com outros líderes religiosos internacionais, participou em 31 de agosto do ano 2000 do Primeiro Encontro Mundial da Paz promovida pela ONU - Organização das Nações Unidas.


Reconhecimento

Divaldo Franco é mundialmente considerado o mais notável orador espírita da atualidade e, ao lado do Codificador Espírita, Léon Denis e Chico Xavier, é apontado como uma das maiores expressões do Espiritismo de todos os tempos.

Recebeu, de diversas instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, inúmeras e variadas homenagens. Foi empossado em 30 de dezembro de 2005 o 205° Embaixador da Paz no Mundo, concedido pela Embassade Universalle Pour La Paix em Genebra, Suíça.

Foi agraciado com o diploma de Doctor Honoris Causa pela Universidade de Montreal, Canadá, e Universidade Federal de Brasília.

É também Doutor em Parapsicologia pela Universidade de Illinois, Estados Unidos.

Diplomado pela Ordem do Mérito Militar do Distrito Federal do Brasil.

Recebeu diversas medalhas e comendas honrosas, tais como: Medalha de reconhecimento Franco-Americano do Instituto humanista da França; Comenda da Paz Chico Xavier, pelo Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha da Câmara Municipal de Leiria, Portugal; Medalha Municipal de Lobito, Angola.

É detentor de quase uma centena de títulos de cidadania honorária, dentre os quais 16 capitais estaduais brasileiras.


Divaldo Franco palestrando para a a ONU em 2023


Bibliografia

Dentre os mais de 200 livros psicografados por Divaldo Franco, destacamos:

    I - Ditados pelo Espírito Joanna de Ângelis:

  • Messe de Amor (1964, esclarecimento e consolo)
  • Dimensões da Verdade (1965, esclarecimento e consolo)
  • Espírito e Vida (1967, esclarecimento e consolo)
  • Lampadário Espírita (1969, análise da doutrina espírita)
  • Florações Evangélicas (1974, análise da doutrina espírita)
  • Leis Morais da Vida (1976, análise da doutrina espírita)
  • No Limiar do Infinito (1977, esclarecimento e consolo)
  • Alerta (1981, esclarecimento e consolo)
  • Estudos Espíritas (1982, análise da doutrina espírita)
  • Celeiro de Bênçãos (1983, análise da doutrina espírita)
  • Episódios Diários (1986, autoinstrução)
  • Jesus e Atualidade (1989, Série Psicológica)
  • O Homem Integral (1990, Série Psicológica)
  • Autodescobrimento (1995, Série Psicológica)
  • Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda (2000, Série Psicológica)
  • Garimpo de Amor (2003, reflexões sobre amor fraterno)
  • Iluminação Interior (2006, Série Psicológica)

    II - Ditados pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda:

  • Nos Bastidores da Obsessão (1970, FEB)
  • Grilhões Partidos (1974, LEAL)
  • Nas Fronteiras da Loucura (1982, LEAL)
  • Loucura e Obsessão (1988, FEB)
  • Temas da Vida e da Morte (1996, FEB)
  • Sexo e Obsessão (2003, LEAL)
  • Transição Planetária (2010, LEAL)
  • Perturbações Espirituais (2014, LEAL)

    III - Ditado por outros autores espirituais:

  • Sol de Esperança (Diversos Espíritos)
  • Compromissos Iluminativos (Bezerra de Menezes)
  • Impermanência e Imortalidade (Carlos Torres Pastorino)
  • Médiuns e Mediunidade (Vianna de Carvalho)
  • Poemas de Paz (Simbá)
  • Quando Voltar a Esperança (Amélia Rodrigues)
  • Suave Luz nas Sombras (João Cléofas)
  • Sublime Expiação (Victor Hugo)


Curiosidades

O livro O Semeador de Estrelas, de Suely Caldas Schubert, publicado em 2002, conta a vida e a obra de Divaldo Franco até a data desta composição. Esta biografia também serviu de base para o roteiro do filme Divaldo - O Mensageiro da Paz, dirigido e roteirizado por Clovis Mello, cujo lançamento se em setembro de 2019; neste longa-metragem cinematográfico, o médium espírita foi interpretado por Bruno Garcia.


Cartaz do filme Divaldo - O Mensageiro da Paz


Veja também


Referências

  • O Semeador de Estrelas, Suely Caldas Schubert - Editora LEAL.
  • Minibiografia de Divaldo Franco editada pela Mansão do Caminho - site.
  • Verbete Divaldo Franco na Wikipédia.
  • Mansão do Caminho - site oficial.
  • Divaldo Franco declamando o Poema da Gratidão - YouTube.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Encarnado
Epífise
Erasto
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualidade
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d’Orleans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sematologia
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tiptologia
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo