Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Ectoplasma



Ectoplasma é uma substância semimaterial fluídica, expelida pelos médiuns, utilizada para a produção de fenômenos mediúnicos de efeitos físicos, por exemplo, a materialização de Espíritos e mediunidade de cura. O termo foi cunhado pelo fisiologista francês Charles Richet e originalmente publicado em 1922 no seu Tratado da Metapsíquica, pelo qual relata suas observações acerca de manifestações extraordinárias através de médiuns como Eusapia Palladino e Eva Carrière. Na Codificação Espírita, Allan Kardec não utilizou qualquer denominação especial para essa substância, considerando-a simplesmente como uma variação do fluido Cósmico Universal, dentro da subdivisão daqueles fluidos que são necessários para a mediunidade, de maneira que, naturalmente, o uso do termo ectoplasma se consagrou no meio espírita, bem como no meio científico e cultural em geral.



Denominação e composição

Ectoplasma vem dos termos gregos ektós = “por fora” e plásma = “substância modelada, figura afeiçoada”, e, ao aplicar este vocábulo ao fluido presente nos fenômenos mediúnicos, seu idealizador Charles Richet procurou fazer um paralelo com o ectoplasma descrito pela Biologia, que consiste em uma camada que envolve o citoplasma (espécie de fluido gelatinoso presente no interior das células ao redor do núcleo).

Segundo o pesquisador italiano Ernesto Bozzano, em seu livro Pensamento e Vontade, é a esse mesmo fluido ectoplasmático que se referem certos alquimistas do século XVII, denominando-o de formas diversas, como, por exemplo, Mysterium Magnum (por Paracelso) e Matéria Prima (por Tomas Vaogan).

“Quanto a Swedenborg, parece que experimentou consigo mesmo, visto que, em sua primeira visão iniciática, nos fala de uma espécie de vapor que lhe saía de todos os poros, um vapor d'água assaz visível, que descia até roçar no tapete.”
Pensamento e Vontade, Ernesto Bozzano - 'Ideoplastia'



De acordo com anotações de vários pesquisadores, o ectoplasma é uma substância fria, úmida, um tanto viscosa e, em geral, inodora. Sua forma moldável permite ser manipulada de forma a permanecer diáfana e ou se concentrar, ganhar solidez, cor (esbranquiçada) e brilho, tornando-se visível e tangível.

A obra Perispírito, do Dr. Zalmino Zimmermann faz uma copilação resultante das pesquisas realizadas por importantes cientistas acerca dessa substância, descrevendo desta maneira:

“Assim, tem-se observado que se trata de uma substância de natureza filamentosa ou fibrosa, que, quando visível, pode apresentar-se branca, preta ou cinzenta, embora a primeira seja a mais frequente e, por vezes, apareçam as três cores simultaneamente.
A visibilidade é variável, podendo parecer luminosa e com intensidade que cresce ou diminui. Pode, também, ser invisível e, ainda, comparecer tangível ou não.
Geralmente, ao natural, é inodora, embora, às vezes, possa desprender um odor particular difícil de ser descrito. (...)
Por vezes, o ectoplasma é frio e úmido; em outras, viscoso e semilíquido, mas raramente seco e duro (quando forma cordas é duro, fibroso, nodoso).
Dilata-se ou expande-se fácil e suavemente.
Ao tato pode-se senti-lo como uma teia de aranha.
Uma corrente de ar pode agitá-lo ou movê-lo. Move-se, às vezes, lentamente, numa espécie de movimento reptiliano, sobre o corpo do médium; outras vezes, o movimento é súbito e rápido.
É de extrema sensibilidade, podendo aparecer ou desaparecer com a rapidez de um relâmpago.
Obediente à ação mental, é sensível ao toque físico e, particularmente, à luz. Por isso, por ser extremamente fotossensível, a eficácia do processo ectoplásmico, nas sessões de materialização, geralmente imprescinde da obscuridade.”
Perispírito, Zalmino Zimmermann - Cap. V: 'Materialização'


Essa substância gasosa é expelida pelos médiuns pelos poros e, de maneira mais fácil e substancial, pelos orifícios da boca e das narinas. Estudando-a, o pesquisador e farmacêutico britânico James Blake chegou até a propor a sua composição química: C120H1184N218S5O249.

Muitos estudiosos que analisaram a substância encontram células anucleadas em sua constituição. Para o Dr. Jorge Andréa, por exemplo, o ectoplasma seria uma substância originária no protoplasma das usinas celulares, onde o ATP (trifosfato de adenosina) teria expressiva participação, ao lado de outros elementos:

“O ectoplasma seria substância originária do protoplasma das usinas celulares, onde o ATP (trifosfato de adenosina) teria expressiva participação, ao lado de outros elementos. Dessa forma, não podemos deixar de considerar a importância do fósforo nas atividades bioquímicas orgânicas e, consequentemente, no desenvolvimento do processo ectoplásmico em suas específicas dosagens.
No núcleo celular existiriam fontes específicas de energia, ligadas ao ADN e ARN (ácidos desoxirribonucleico e ribonucleico), a comandarem os processos metabólicos mais expressivos no soalho protoplasmático. O elemento participante ativo desse processo de formação de energias no corpo celular seria o ATP (trifosfato de adenosina), resultante do ciclo bioquímico específico de Krebs. O ATP [...], sendo a primordial fonte de energia nos processos celulares, estaria comprometido na formação do ectoplasma.”
Dinâmica Psi, Jorge Andréa - 'Ectoplasma (Mediunidade de efeitos físicos)'


Observando o fenômeno de materialização espiritual, o codificador espírita, Allan Kardec, assim o descreveu:

“Em geral, apresentam-se sob uma forma vaporosa e transparente, às vezes vaga e imprecisa. A princípio é quase sempre uma claridade esbranquiçada, cujos contornos pouco a pouco se vão desenhando. Doutras vezes, as formas se mostram nitidamente acentuadas, distinguindo-se os menores traços da fisionomia, a ponto de se tornar possível fazer-se uma descrição completa da aparição.”
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - 2ª Parte, Cap. VI, item 102


Atividade ectoplasmática

O fluido ectoplasmático é o instrumento pelo qual os médiuns e Espíritos atuam na nossa dimensão física exteriorizando potências espirituais (daí por que se diz ser uma atividade paranormal), através de fenômenos diversos, dentre os quais a tiptologia (pancadas e batidas), a telecinesia (movimento de objetos à distância) e a materialização de formas espirituais (objetos, corpo humano ou membros etc.).

Enquanto alguns imaginam o ectoplasma como somente aquele na forma mais concentrada, visível e palpável, quando do fenômeno de materialização, outros o interpretam como sendo o tipo de fluido mediúnico envolvido em todas as manifestações físicas, como, por exemplo, nas cirurgias espirituais e mesmo na terapia magnética.

“Colhendo o ectoplasma em suas diversas fontes, os Espíritos o manipulam, empregando-o em cirurgias que acontecem, até, em recinto aberto e iluminado, no meio da multidão. [...] O certo é que, seguidamente, sem nenhuma manifestação ostensiva, silenciosamente, independentemente de lugar ou circunstância, de dia ou de noite, operam os Espíritos, dinamizando os recursos ectoplásmicos disponíveis em benefício da humanidade necessitada, lenindo dores e construindo consolações.”
Perispírito, Zalmino Zimmermann - Cap. V: 'Materialização'


No típico fenômeno das Mesas Girantes, é o fluido ectoplasmático emitido pelos médiuns, sob o controle inteligente dos Espíritos, que cria uma espécie de campo de força capaz de exerce certa pressão para movimentar o móvel, fazendo-o levitar, girar, dançar, bater com as pernas no chão, emitir estalos etc.

Discorrendo sobre as manifestações de materialização de Espíritos, assim diz Kardec:

“Quando o Espírito nos aparece, é que pôs o seu perispírito no estado próprio a torná-lo visível. Mas, para isso, não basta a sua vontade, porque a modificação do perispírito se opera mediante sua combinação com o fluido peculiar ao médium.”
O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - 2ª Parte, Cap. VI, item 105



Alguns médiuns reconhecidos por suas capacidades de ectoplasmia: Eusapia Palladino, Elizabeth d'Espérance, Daniel Dunglas Home, Linda Gazzera, Eva Carrière, Carmine Mirabelli, Anna Prado, Peixotinho, Zé Arigó etc.


Referências

  • O Livro dos Médiuns, Allan Kardec - Ebook.
  • Tratado da Metapsíquica, Charles Richet.
  • A História do Espiritualismo, Allan Kardec - Ebook.
  • Pensamento e Vontade, Ernesto Bozzano - Ebook.
  • Ectoplasma, Dr. Luciano Munari.
  • Perispírito, Zalmino Zimmermann.
  • A Teoria Corpuscular do Espírito, Hernani Guimarães Andrade.
  • Dinâmica Psi, Jorge Andréa.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo