Segunda-feira, 6 de maio de 2024 — Edição N° 257 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita

100 mil inscritos no YouTube

Marca histórica do canal Portal luz Espírita


Dia jubilar para todos nós! O nosso canal Portal Luz Espírita no YouTube chegou à marca extraordinária de 100 mil inscritos! E nós só temos o que agradecer pela confiança e carinho de todos aqueles que nos têm dado audiência.

A nossa felicidade se explica pela satisfação de ver a promoção do Espiritismo, a doutrina que professamos com amor e para a qual dedicamos todos os nossos esforços.

Obrigado a todos!

Veja abaixo o vídeo especial que preparamos para esse momento marcante:



Acesse o nosso canal Portal Luz Espírita.

160 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo

Confira a série especial comemorativa


Este ano o maravilhoso livro O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec está completando seu 160° aniversário. E em comemoração a esta marca histórica, nós começamos no mês passado — abril, justamente o mês em que a obra foi publicada originalmente — uma série de postagens especiais a respeito. Para começar, convidamos grandes estudiosos e divulgadores espíritas para participar dessa festa luminosa e eis que colhemos excelentes artigos, como segue:


E para coroar esta celebração, nosso canal no YouTube promoveu uma live especial com a apresentação compartilhada por Ery Lopes e o casal Janete & Rivail Junior. Acompanhe:

Cinquentenário da Folha Espírita

Festa para o importante periódico kardecista


Reproduzimos aqui a matéria especial comemorativa pelo quinquagésimo aniversário de um dos mais importantes veículos de imprensa espírita, do Brasil e do mundo, a Folha Espírita, fundada em 1974 pelo casal Marlene & Freitas Nobre, por inspiração do médium Chico Xavier. O periódico está ativo até hoje, firme e forte na divulgação do Espiritismo. Esta reprodução é aqui em tom de homenagem a todos que fizeram e àqueles que ainda fazem acontecer este jornal, que muito honra a obra de Allan Kardec e dos Espíritos missionários da Terceira Revelação divina à humanidade terrena - Saiba mais >>>.

"Fluido"

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


Certos termos técnicos por vezes dificultam pesam uma leitura e dificultam a nossa compreensão, não é verdade? Pois bem, é também no sentido de facilitar o entendimento do jargão do Espiritismo que promovemos a Enciclopédia Espírita Online, que, a propósito, vem hoje com uma atualização para destrinchar um desses termos técnicos complicados, mas altamente necessários para a nossa doutrina: "fluidos" é então o novo verbete da coleção, e está tudo muito bem explicado para facilitar a leitura da codificação espírita, já que é um termo bastante presente nas obras kardequianas.

Confira a sinopse do verbete:

Fluido é, em termos científicos, qualquer substância capaz de fluir (por exemplo, os líquidos e os gases) e que não resiste de maneira permanente às mudanças de forma provocadas por uma tensão de cisalhamento (tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porém em direções semelhantes no material analisado); as substâncias fluídicas tendem a mudar de forma de acordo com o ambiente. A compreensão da natureza dos fluidos é essencial para o Espiritismo, no sentido de explicar conceitos fundamentais desta doutrina, tais como: a providência divina, a constituição e as propriedades do perispírito, os fenômenos mediúnicos etc. Neste sentido, a codificação espírita postula que, além das substâncias conhecidas pelas ciências humanas, há outras tantas formas materiais mais sutis, também ditas etéreas ou quintessenciadas — sendo a mais elementar de todas o fluido cósmico universal — e que são manipuláveis pelos Espíritos.

Confira a lista de tópicos do novo verbete:

  • Conceituação
  • Fluido na obra kardequiana
  • Contexto científico
  • Fluido no contexto terapêutico
  • Materialidade do mundo espiritual
  • Fluido cósmico universal
  • Força ou energia
  • Manipulação dos fluidos
  • Veja também
  • Referências

Então, não perca tempo e aprecie agora mesmo o apanhado da nossa pesquisa.

Então, não deixe de conferir agora mesmo este novo verbete: Fluido.

Painel da Música Espírita

Seleção de músicas inspiradoras, com arquivos em mp3 disponiveis para download e links para letra e cifra dos acordes para violão, teclado etc.

Saiba mais >>>

Roteiro Histórico Espírita em Paris

Uma viagem pelos pontos históricos relacionados ao Espiritismo localizados na capital francesa, o berço da doutrina consoladora, em meados do século XIX.

Saiba mais >>>

Pesquisa Nacional para Espíritas 2024

Formulário aberto para a sua participação


Está em aberto o formulário para a participação de todos na Pesquisa Nacional para Espíritas - 2024, a décima edição da enquete dirigida pelo nosso confrade Ivan Franzolim, cujo objetivo primordial é o de coletar estatísticas do comportamento do movimento espírita a fim de ajudar principalmente aos dirigentes de centros espíritas e demais divulgadores do Espiritismo a elaborarem melhores seus trabalhos em prol da nossa doutrina.

Se você ainda não respondeu à enquete, aproveita a oportunidade:
Formulário da PNE-2024.

Retorno do Autores Espíritas Clássicos


Depois de algum tempo fora do ar devido problemas técnicos, está novamente online o importante site Autores Espíritas Clássicos, parceiro do Portal Luz Espírita.

Visite e confira o incrível acervo do site Autores Espíritas Clássicos.
Mensagem Espírita

Portal Luz Espírita

O Evangelho segundo o Espiritsimo
Allan Kardec
Prefácio.

Prefácio do Evangelho


Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, igual a um imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos dos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissolver as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se associam a elas. Nós convidamos vocês, todos vocês, para o divino concerto.

Peguem a lira, façam vossas vozes um só som, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.

Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vocês. Amem-se, também, uns aos outros e, fazendo as vontades do Pai, digam do fundo do coração que está no Céu: 'Senhor! Senhor!' e poderão entrar no reino dos Céus.

O Espírito de Verdade

Portal Luz Espírita

Calendário Histórico Espírita

Próximas efemérides mais relevantes para a História e o desenvolvimento do Espiritismo.


6 de maio

  • Nascimento de Henri Sausse: Em 6 de maio de 1852 nasceu em Étoile-sur-Rhône, França, Henri Sausse, grande ativista espírita e primeiro biógrafo de Allan Kardec.


  • 14 de maio

  • Início do I Congresso Espírita Universal: Em 14 de maio de 1910 iniciou-se o I Congresso Espírita Universal, realizado em Bruxelas, Bélgica.


  • 17 de maio

  • Nascimento do Sr. Jobard: Em 17 de maio de 1792, nasceu em Baissey, França, Jean Baptiste Ambroise Marcelin Jobard, litógrafo, fotógrafo e notável inventor francês, naturalizado belga, que, além disso, foi um entusiasta espírita, correspondente da Revista Espírita de Allan Kardec e da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Bruxelas, Bélgica.


  • 18 de maio

  • Nascimento do Dr. Schrenck-Notzing: Em 18 de maio de 1862, nasceu em Oldenburg, Alemanha, Schrenck Notzing, que se tornaria um respeitado médico e pesquisador dos fenômenos espirituais.


  • 19 de maio

  • Desencarnação de Zalmino Zimmermann: Em 19 de maio de 2015, desencarnou em Campinas, SP, Zalmino Zimmermann, importante ativista espírita.


  • 20 de maio

  • Nascimento de Albert de Rochas: Em 20 de maio de 1837, nasceu em Saint Firmin-en-Valgaudemar, França, Albert de Rochas, engenheiro militar que se notabilizou por suas pesquisas acerca dos fenômenos mediúnicos.


  • 22 de maio

  • Nascimento de Arthur Conan Doyle: Em 22 de maio de 1859, nasceu em Edimburgo, Escócia, Arthur Conan Doyle, médico e escritor, famoso criador do personagem Sherlock Holmes, e ativista do Espiritualismo Moderno.


  • 23 de maio

  • Nascimento de Mesmer: Em 23 de maio de 1734 nasceu em Iznang, Alemanha, Mesmer (Franz Anton Mesmer), médico e fundador do Magnetismo, ou Mesmerismo.


  • 26 de maio

  • Desencarnação de Sir William Barret: Em 26 de maio de 1925, desencarnou em Londres, Inglaterra, o célebre físico e cavaleiro real inglês William Barrett, também notável pesquisador dos fenômenos paranormais.


  • 27 de maio

  • Nascimento de Alexandre Aksakof: Em 27 de maio de 1832, nasceu em Ripievka, Rússia, Alexandre Aksakof, filósofo e diplomata russo, notável por suas pesquisas acerca dos fenômenos espirituais.


  • 31 de maio

  • Nascimento de Hernani Guimarães Andrade: Em 31 de maio de 1913, nasceu em Araguari, Minas Gerais, o célebre engenheiro e parapsicólogo espírita Hernani Guimarães Andrade.


  • 3 de junho

  • Desencarnação de Camille Flammarion: Em 3 de junho de 1925 desencarnou Camille Flammarion, astrônomo, escritor, pesquisador espírita e amigo de Allan Kardec.


  • 10 de junho

  • Lançamento do jornal The Christian Spiritualist: Em 10 de junho de 1854 foi lançado em Nova Iorque, EUA, o periódico The Christian Spiritualist, o primeiro jornal exclusivo sobre o Espiritualismo Moderno, precursor do Espiritismo.

  • Fundação da Sociedade para a Difusão do Conhecimento Espiritualista: Em 10 de junho de 1854, foi fundada em Nova Iorque, EUA, a Sociedade para a Difusão do Conhecimento Espiritualista, a primeira instituição regulamentada com o propósito de tratar do Espiritualismo Moderno, que antecedeu a Doutrina Espírita.


  • 14 de junho

  • Nascimento de Edgard Armond: Em 14 de junho de 1894 nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, Edgard Armond, que se tornaria militar, professor e influente ativista do Movimento Espírita no Estado Paulista.
  • Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".

    Canal Luz Espírita no WhatsApp

    Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



    ▲ Topo