Quinta-feira, 5 de maio de 2022 — Edição N° 221 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita

Dia das Mães

Coletânea especial


Antecipando as justas homenagens para o próximo domingo, mais um Dia das Mães, além de parabenizar todas as missionárias da maternidade, convidamos a todos a conferir nossa coletânea especial de homenagens e reflexões sobre este sagrado ofício que é ser mãe, lembrando também grandes personalidades relacionadas ao tema, como Maria de Nazaré, a mãe de Jesus; Madame Kardec, o apoio forte que Allan Kardec dispôs para sua missão espírita; e Chico Xavier, que tanto dedicou de sua abençoada mediunidade para atender e consolar as mães órfãs.

Parabéns a todas as mães e a todos aqueles que sabem reconhecer esta força especial que é a maternidade!

>>> Clique aqui para conferir a coletânea em homenagem ao Dia das Mães.

Allan Kardec e o código espírita

A questão dos termos codificador, decodificador e codificação do Espiritismo


Durante o seminário sobre a novíssima tradução do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, transmitido no dia 24 do mês passado, uma questão bastante interessante foi levantada por uma das expectadoras: a utilização do termo “codificador”, atribuído a Allan Kardec; na ocasião, Ana Cristina Lima indaga então por que não “decodificador”? Uma indagação muito válida, aliás, posto que há no Movimento Espírita interpretações controvérsias a esse respeito, bem como quanto a designação “codificação espírita”, ou “codificação do Espiritismo”, como definição de todo o trabalho kardequiano, havendo quem defenda que esses termos não apenas sejam imperfeitos, mas também totalmente inadequados. Será mesmo isso? A propósito dessa discursão, apresentamos então a reedição do verbete "Codificador Espírita" da Enciclopédia Espírita Online...

>>> Clique aqui para saber mais.

O código secreto de Chico Xavier

Continuação da série "20 anos de saudade"


Um confrade nosso nos enviou uma mensagem contando a experiência que teve, em desdobramento espiritual, em um encontro com Chico Xavier, que lhe contou detalhes do seu trabalho atual no plano espiritual. Será verdade mesmo? Veja mais a seguir. Mas, a propósito disso, continuando nossa série 20 anos de saudades do inesquecível Chico, que desencarnou em 2002, vamos colocar em destaque uma deliberação sua, pouco antes de retornar à pátria espiritual, com o objetivo de evitar especulações acerca de possíveis mensagens mediúnicas assinadas com o seu nome: para tanto, ele teve a ideia de criar um código secreto que o identificaria quando ele, verdadeiramente ele, pudesse se comunicar com os médiuns. Além disso, temos aqui um ótimo ensejo para analisarmos duas questões adjacentes, mas muitíssimo importante para o movimento espírita: a banalidade das mensagens mediúnicas (ou pseudomediúnicas) e o entrave causado pela desconfiança generalizada da mediunidade.

>>> Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Twitter Luz Espírita

Siga-nos e ajude a divulgar o Espiritismo

Mantenha-se atualizado sobre as atividades do nosso Portal e do Movimento Espírita em geral e ainda ajude na divulgação do Espiritismo seguindo-nos pelo Twitter Luz Espírita.

Ao nos retwittar, acrescente a hashtag #LuzEspirita

Canal Luz Espírita no YouTube

Inscreva-se e compartilhe!

Ajude na divulgação do Espiritismo compartilhando nossos vídeos. Acesse agora mesmo o Canal Luz Espírita no YouTube, inscreva-se e faça a sugestão para seus amigos também se inscreverem. Quanto mais audiência tivermos, mias o sistema do YouTube vai pontualizar os nossos vídeos e assim a Doutrina Espírita ficará mais em evidência, inclusive, substituindo outros canais menos instrutivos.

FEB confirma produção do filme Nosso Lar 2

Longe-metragem se inspira no livro Os Mensageiros de André Luiz


A Federação Espírita Brasileira - FEB anunciou através de sua fanpage no Facebook e também do seu site oficial a produção do filme Nosso Lar 2 - Os Mensageiros, que será baseado no livro Os Mensageiros, ditado pelo Espírito André Luiz à psicografia de Chico Xavier, publicado pela FEB em 1944, a segunda obra da série "A Vida no Mundo Espiritual", que começa com o livro Nosso Lar (1944) e conta no total com 13 livros, pelos quais o recém-desencarnado André Luiz narra seus principais aprendizados na readaptação ao plano espiritual. Como o título sugere, este filme é a continuação daquele que foi lançado em 2010, especialmente em comemoração ao centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier. A direção continua com Wagner de Assis assim como o papel principal (André Luiz) continua sendo interpretado por Renato Prieto...

>>> Clique aqui para saber mais.

"Temos Jesus" do Espírito Abel Gomes

Mais um vídeo da série Poesia Espirita


Em mais uma edição da série Poesia Espírita, trazemos a todos o reconfortante e sempre oportuno poema "Temos Jesus", da autoria do Espírito Abel Gomes, psicografado por Chico Xavier e incluído no clássico Parnaso de Além-Túmulo, publicado pela FEB Editora em 1932.

Abel Gomes foi um escritor, poeta e professor mineiro descendente de família portuguesa, nascido a 30 de dezembro de 1877 na antiga Conceição do Turvo, hoje município de Salvador Firmino; faleceu a 16 de agosto de 1934 em Astolfo Dutra, também no Estado de Minas Gerais. Espírito dinâmico, posto que fisicamente inválido (vítima de paralisia), deixou alguns livros inéditos, dos quais dois já editados pela Federação Espírita Brasileira, além de copiosa obra esparsa. "Trabalho e caridade" era seu lema.

Mais sobre Abel Gomes no portal da FEB.

Abel Gomes (1877-1934)Abel Gomes (1877-1934)


No poema em evidência, "Temos Jesus", encontramos uma mensagem de encorajamento, especialmente em tempos de guerra o qual vivemos, com destaque para o conflito na Ucrânia depois da invasão militar russa que põe em alerta máximo todo o mundo quanto a realidade do que muitos já consideram quase inevitável: uma Terceira Guerra Mundial. Particularmente sobre esse assunto tão sério, não deixe de conferir o artigo Consolações espíritas em tempos de guerra.


Abel Gomes (1877-1934)


É nesse cenário desolador que Abel Gomes vem nos lembrar que o Cristo está no comando de tudo e a certeza do rearranjo das coisas continua mais firme do que nunca. É assim que podemos fortalecer nosso ânimo, pelos versos deste amigo espiritual, então declamados por Ery Lopes (São Paulo, SP).

Confira o poema pela janela abaixo:



Visite também a página oficial da série Poesia Espírita.

E não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos e ajudar na divulgação do Espiritismo.

Mensagem Espírita

Portal Luz Espírita

Mãe, Antologia Mediúnica
(Diversos Espíritos) Chico Xavier
Editora O Clarim

Minha Mãe


Desejava, Mãezinha,
para testemunhar-te afeto e gratidão,
escrever-te um poema
que me fotografasse o coração.

E, ao servir-me do verbo, quisera misturar
a beleza das flores e das fontes,
o azul do céu, o ouro do sol
e os lírios do luar!…
Anseio enaltecer-te!…

A palavra, no entanto, Mãe querida,
não consegue mostrar as bênçãos
incessantes que nos trazes à vida.
Em vão consulto dicionários!
Não encontro a expressão lúcida e bela
que nos defina claramente a luz
que o teu sorriso nos revela…

Ofereço-te, assim ao carinho perfeito
o doce pranto de agradecimento
que me verte do peito.

As lágrimas que choro de alegria
refletem, uma a uma
as estrelas de amor que te engrandecem,
- a tua glória em suma!…

És tudo de mais lindo que há no mundo,
o agasalho, a ternura, calma e boa,
o refúgio de santo entendimento,
a presença que abençoa…

Desculpe, meu tesouro de esperança,
se não te sei nobilitar
o reino de bondade e sacrifício,
no sustento do lar!

E não sabendo, Mãe,
como louvar-te a celeste afeição,
rogando a Deus te glorifique a vida,
trago-te o coração.

Maria Dolores

Portal Luz Espírita

Programa Evangelho no Lar Online

Transmissão às 20h (hora de Brasília)


Nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), tem mais uma edição do Programa Evangelho no Lar Online, o nosso encontro familiar com Jesus e toda a espiritualidade, para um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização espiritual em torno da Boa Nova trazida pelo Mestre de Nazaré, à luz do Espiritismo.

As videotransmissões são feitas via YouTube e você pode acompanhá-las pelo nosso canal, pela página inicial do nosso Portal Luz Espírita ou ainda pela página oficial do programa.

Participe conosco e nos ajude na divulgação.


"Chico Xavier e suas lições de vida" com Carlos Abranches

Próxima edição do programa Palestra Espírita Online


Em sequência à nossa série Palestra Espírita Online, no próximo domingo, 8 de maio, receberemos nosso confrade espírita Carlos Abranches, escritor e jornalista, que também é divulgador da USE Intermunicipal de São José dos Campos-SP, onde reside e coopera com o Centro Espírita Jesus de Nazaré CEJEN. Orador espírita bastante requisitado na região, é autor de sete livros. A partir de 1986, numa parceria de 40 anos com Suely Caldas Schubert, realizou seminários e congressos sobre mediunidade, obsessão e desobsessão, pelo Brasil. Fundaram a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis em Juiz de Fora-MG em 1988 e atuou como "revisor" das seguintes obras da autora: Testemunhos de Chico Xavier e O Semeador de Estrelas.

Para esta exposição, Carlos Abranches vai falar sobre "Chico Xavier e suas lições de vida"; um tema bastante oportuno neste ano em que comemoramos 20 anos de saudade do inesquecível médium, desencarnado em 2002.

O programa começará às 10h (horário oficial de Brasília) deste domingo, portanto dia 17 de abril, e você pode acompanhar a transmissão pelo canal Luz Espírita no YouTube, inclusive participando em tempo real através do chat vinculado ao vídeo.

E se você perder a edição anterior, veja o vídeo da palestra "Mãos à obra", com Geraldo Campetti (Brasília-DF), realizada no último domingo, cuja gravação está disponível pela janela a seguir:



Visite também a página oficial do programa Palestra Espírita Online.

Portal Luz Espírita

Calendário Histórico Espírita

Próximas efemérides mais relevantes para a História e o desenvolvimento do Espiritismo.



    4 de maio

  • Desencarnação de Hippolyte Baraduc: Em 4 de maio de 1909, desencarnou em Paris, França, Hippolyte Baraduc, médico, magnetista e pesquisador de fenômenos paranormais.


  • 5 de maio

  • Nascimento de Divaldo Pereira Franco: Em 5 de maio de 1927 nasceu em Feira de Santana, Bahia, Divaldo Pereira Franco, reconhecido médium e orador Espírita.


  • 14 de maio

  • Início do I Congresso Espírita Universal: Em 14 de maio de 1910 iniciou-se o I Congresso Espírita Universal, realizado em Bruxelas, Bélgica.


  • 17 de maio

  • Nascimento do Sr. Jobard: Em 17 de maio de 1792, nasceu em Baissey, França, Jean Baptiste Ambroise Marcelin Jobard, litógrafo, fotógrafo e notável inventor francês, naturalizado belga, que, além disso, foi um entusiasta espírita, correspondente da Revista Espírita de Allan Kardec e da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Bruxelas, Bélgica.


  • 18 de maio

  • Nascimento do Dr. Schrenck Notzing: Em 18 de maio de 1862, nasceu em Oldenburg, Alemanha, Schrenck Notzing, que se tornaria um respeitado médico e pesquisador dos fenômenos espirituais.


  • 19 de maio

  • Desencarnação de Zalmino Zimmermann: Em 19 de maio de 2015, desencarnou em Campinas, SP, Zalmino Zimmermann, importante ativista espírita.


  • 20 de maio

  • Nascimento do pesquisador espiritualista Albert de Rochas: Em 20 de maio de 1837, nasceu em Saint Firmin-en-Valgaudemar, França, Albert de Rochas, engenheiro militar que se notabilizou por suas pesquisas acerca dos fenômenos mediúnicos.


  • 22 de maio

  • Nascimento de Arthur Conan Doyle: Em 22 de maio de 1859, nasceu em Edimburgo, Escócia, Arthur Conan Doyle, médico e escritor, famoso criador do personagem Sherlock Holmes, e ativista do Espiritualismo Moderno.


  • 23 de maio

  • Nascimento de Mesmer, fundador do Magnetismo: Em 23 de maio de 1734 nasceu em Iznang, Alemanha, Mesmer (Franz Anton Mesmer), médico e fundador do Magnetismo, ou Mesmerismo.


  • 26 de maio

  • Desencarnação de Sir William Barret: Em 26 de maio de 1925, desencarnou em Londres, Inglaterra, o célebre físico e cavaleiro real inglês William Barrett, também notável pesquisador dos fenômenos paranormais.


  • 27 de maio

  • Nascimento de Alexandre Aksakof: Em 27 de maio de 1832, nasceu em Ripievka, Rússia, Alexandre Aksakof, filósofo e diplomata russo, notável por suas pesquisas acerca dos fenômenos espirituais.


  • 31 de maio

  • Nascimento de Hernani Guimarães Andrade: Em 31 de maio de 1913, nasceu em Araguari, Minas Gerais, o célebre engenheiro e parapsicólogo espírita Hernani Guimarães Andrade.


  • 3 de junho

  • Desencarnação de Camille Flammarion: Em 3 de junho de 1925 desencarnou Camille Flammarion, astrônomo, escritor, pesquisador espírita e amigo de Allan Kardec.


  • 10 de junho

  • Lançamento do jornal The Christian Spiritualist: Em 10 de junho de 1854 foi lançado em Nova Iorque, EUA, o periódico "The Christian Spiritualist", o primeiro jornal exclusivo sobre o Espiritualismo Moderno, precursor do Espiritismo.

  • Fundação da Sociedade para a Difusão do Conhecimento Espiritualista: Em 10 de junho de 1854, foi fundada em Nova Iorque, EUA, a Sociedade para a Difusão do Conhecimento Espiritualista, a primeira instituição regulamentada com o propósito de tratar do Espiritualismo Moderno, que antecedeu a Doutrina Espírita.

>>> Ver todas as efemérides espíritas.

Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".



Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo