Quinta-feira, 21 de outubro de 2021 — Edição N° 207 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita

Portal Luz Espírita

"Auto de Fé de Barcelona: Há 160 anos a Inquisição tentou conter a marcha do Espiritismo"

por Rogério Miguez


No século XIX, o periódico parisiense Le Siècle – O Século -, um jornal intitulado político, literário e de economia social, na sua Seção Política, assim registrou, na edição de segunda-feira, 14 de outubro de 1861, fato insólito acontecido em uma praça da cidade de Barcelona, alguns dias atrás...

>>> Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Portal Luz Espírita

Auto de Fé de Barcelona

Verbete da Enciclopédia Espírita Online


O Auto de Fé de Barcelona foi um importante episódio para a História do Espiritismo, apesar de se tratar de uma ofensiva da Inquisição Católica contra a Doutrina Espírita; refere-se à execução de uma intervenção sumária movida pelo bispo de Barcelona, ordenando a queima em praça pública de uma remessa de livros espíritas que Allan Kardec havia enviado para serem comercializados na Espanha, aos cuidados do livreiro Maurice Lachâtre. A execução se deu em 9 de outubro de 1861; porém, a despeito do prejuízo material, esse ato acabou por despertar naquela região maior interesse pelo Espiritismo, além de engrossar a crescente revolta popular contra as arbitrariedades do Tribunal do Santo Ofício da Igreja Católica...

>>> Clique aqui para ver o verbete completo.

Portal Luz Espírita

VPE - Vivenciando a Prática Espírita

Vem aí mais um curso online da PEADE


Sou espírita: mas, então, o que fazer com o Espiritismo? Como praticar a doutrina nos moldes da codificação kardequiana?

Este é o enfoque central do novo estudo que será lançado em breve na PEADE, intitulado "VPE - Vivenciando a Prática Espírita", sob coordenação da equipe Luz Espírita e o Grupo Marcos.

Para quem ainda não conhece a PEADE, ou seja, Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espirita, é, exatamente como o nome diz, uma central de estudos em um ambiente virtual, online, pelo qual os interessados poderão estudar, pesquisar e se confraternizar, através da internet, a partir dos vários cursos lá já oferecidos e outros que estão por vir, como este que acabamos de anunciar.

Lembrando que é tudo absolutamente gratuito.

Visite a página oficial da PEADE, inscreva-se e experimente os cursos que já estão à disposição de todos.

Portal Luz Espírita

Acervo virtual Reformador

FEB relança portal da sua centenária revista


A Federação Espírita Brasileira relança, em moderna ferramenta com tecnologia digital, o acervo histórico completo da revista Reformador, desde seu primeiro número, em janeiro de 1883, até a última edição de 2019.

O Reformador é indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica. São milhares e milhares de artigos escritos por centenas de colaboradores que se sucedem, inspirados nos diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. Nesta ferramenta de pesquisa você encontrará, em suas pastas, um tutorial que auxiliará passo a passo a uma pesquisa objetiva e precisa.

Esperamos que este acervo histórico digital seja útil aos pesquisadores e estudiosos, mas que, principalmente, seja importante recurso de divulgação do Espiritismo. Acesse aqui!

Dica: para selecionar um determinado exemplar, clique no ícone de uma pasta na barra lateral esquerda. A coleção está organizada em subpastas ordenadas pelo ano e meses respectivos.


Fonte: site oficial da FEB.

Portal Luz Espírita

Novos documentos relacionados à Historiografia Espírita

Publicações desmentem suposta trama de Leymarie para adulteração das obras de Kardec


Continuando as pesquisas acerca dos desdobramentos do movimento espírita logo após a desencarnação de Allan Kardec em 31 de março de 1869, a fanpage CSI do Espiritismo anunciou mais uma leva de documentos históricos inéditos que vêm ajudar a redesenhar a interpretação daquele cenário da nascente do Espiritismo; são cartas de personagens diretamente envolvidos em questões em voga nesse processo de compreensão da Historiografia da nossa doutrina, incluso Pierre-Gaëtan Leymarie (1827-1901) — que mais tarde viria a ser o principal responsável pela condição do legado do codificador espirita, cuja gestão seria bastante questionada. Esses documentos já estão sendo profundamente estudados, a fim de serem melhor contextualizados, mas num primeiro aspecto eles já podem referidos como mais uma substancial evidência para desmontar a recorrente tese de que os livros A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno, ambos de Kardec, teriam sido adulterados e que justamente Leymarie seria o mentor desse possível crime. Em suma, Leymarie estava afastado de Paris (onde se encontrava o núcleo espírita) e bastante ocupado para poder tramar a dita adulteração...

>>> Saiba mais.

Aprendendo Espiritismo

Série de videoaulas

Conheça melhor os conceitos da Doutrina Espírita de um jeito prático e agradáve: através dessa coleção de videoaulas.

A série "APRENDENDO ESPIRITISMO" facilita o aprendizado por utilizar uma narração com linguagem clara e recursos visuais que simplificam a teoria.

Apresentação de Rosangela Pires (rosangelapires8@yahoo.com.br).

Acessar as videoaulas >>>;

Vídeo em destaque


Programa Evangelho no Lar Online
Ver página oficial

Portal Luz Espírita

"Sincretismo e Ecumenismo diante do Espiritismo"

Eric Pacheco ntrevista Ery Lopes


Entrevista com Ery Lopes (diretor do Portal Luz Espírita) para o Canal Espiritismo Em Kardec, sob a direção de Eric Pacheco, tratando do tema "Sincretismo e Ecumenismo" diante do Espiritismo.

Em paralelo com essas duas linhas de ação, temos a questão da ortodoxia dentro do meio espírita, também relevante para traçar os parâmetros mínimos de conservação dos conceitos fundamentais da doutrina, de modo a não deixar que ela seja corrompida pela injeção de ideias estranhas. Tudo isso, então, é abordado neste programa, que foi transmitido pelo YouTube no último dia 21 e que permanece disponível online para os internautas.

Confira na janela a seguir o vídeo da entrevista:



Mensagem Espírita

Portal Luz Espírita

Depois da Morte
Léon Denis
Cap. 18.

Fenômenos espíritas


Entre todas as provas de que existe no homem um princípio espiritual sobrevivente ao corpo as mais frisantes são fornecidas pelo fenômeno do espiritualismo experimental ou Espiritismo.

Os fenômenos espíritas, considerados, a princípio, como puro charlatanismo, entraram no domínio da observação rigorosa e, se certos sábios ainda os desdenham, rejeitam e negam, outros, não menos eminentes, os estudam, verificando sua importância e realidade. Na América e em todas as nações da Europa, sociedades psicológicas fazem disso o objeto constante de seus estudos.

Tais fenômenos, já o vimos, produziram­se em todos os tempos. Outrora, estavam envolvidos em mistério e só eram conhecidos por pequeno número de pesquisadores. Hoje, universalizam­se, produzem­se com uma persistência e uma variedade de formas que confundem a Ciência moderna.

Newton disse: “É loucura acreditar que se conhecem todas as coisas, e é sabedoria estudar sempre.” Não só todos os sábios, mas também todos os homens sensatos têm o dever de estudar esses fatos que nos patenteiam uma face ignorada da Natureza, de remontar às causas e de deduzir as suas leis.

Esse exame só pode fortificar a razão e servir ao progresso, destruindo a superstição em sua origem, porque a superstição está sempre pronta a apoderar­-se dos fenômenos desprezados pela Ciência, a desfigurá­los e atribuir­lhes caráter sobrenatural ou miraculoso.

A maior parte das pessoas que desdenham estas questões ou que, tendo­as estudado, o fizeram superficial­mente, sem método, sem espírito de coerência, acusa os espíritas de interpretarem mal os fenômenos, ou, pelo menos, de deduzirem conclusões prematuras. A esses adversários do Espiritismo responderemos que já é alguma coisa ganha o fato de eles se apegarem à interpretação dos fenômenos e não à sua realidade. Efetivamente, os fenômenos verificam­se e não se discutem. A sua realidade é atestada, como vamos ver, por homens do mais elevado caráter, por sábios de alta competência, de nome aureolado por seus trabalhos e descobertas. Mas, não é preciso ser sábio de primeira ordem para averiguar a existência de fenômenos que, caindo debaixo dos sentidos, são, portanto, sempre verificáveis. Qualquer pessoa, com alguma perseverança e sagacidade, colocando­se nas condições necessárias, poderá observar esses fatos e formar sobre eles uma opinião esclarecida

Léon Denis


Programa Evangelho no Lar Online

Transmissão às 20h (hora de Brasília)


Nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), tem mais uma edição do Programa Evangelho no Lar Online, o nosso encontro familiar com Jesus e toda a espiritualidade, para um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização espiritual em torno da Boa Nova trazida pelo Mestre de Nazaré, à luz do Espiritismo.

As videotransmissões são feitas via YouTube e você pode acompanhá-las pelo nosso canal, pela página inicial do nosso Portal Luz Espírita ou ainda pela página oficial do programa.

Participe conosco e nos ajude na divulgação.

Portal Luz Espírita

Calendário Histórico Espírita

Próximas efemérides mais relevantes para a História e o desenvolvimento do Espiritismo.


    21 de outubro

  • Nascimento de Édouard Dentu, primeiro editor de O Livro dos Espíritos:
    Em 21 de outubro de 1830, naseu em Paris, França, Édouard Dentu, responsável pela Editora Dentu, a primeira a editar as obras de Allan Kardec.

  • 25 de outubro

  • Nascimento do escritor Humberto de Campos:
    Em 25 de outubro de 1886, nasceu em Miritiba, Estado do Maranhão, Humberto de Campos, reputado jornalista, político e escritor, que, após o desencarne, ditou importantes obras pela mediunidade de Chico Xavier.
  • Lançamento da música Luz Espírita, em homenagem ao Portal Luz Espírita:
    Em 25 de outubro de 2010 foi o dia de lançamento da canção "Luz Espírita", interpretada por Elizabete Lacerda, composição de Ery Lopes, especialmente em homenagem ao Portal Luz Espírita.

  • 26 de outubro

  • Nascimento de Nilson de Souza Pereira:
    Em 26 de outubro de 1924, nasceu em Salvador, Bahia, Nilson de Souza Pereira, memorável filantropo e ativista espírita, cofundador da Mansão do Caminho, ao lado de Divaldo Franco.

  • 27 de outubro

  • Desencarnação do Sr. Jobard:
    Em 27 de outubro de 1861, desencarnou em Bruxelas, Bélgica, Jean Baptiste Ambroise Marcelin Jobard, litógrafo, fotógrafo e notável inventor francês, naturalizado belga, que, além disso, foi um entusiasta espírita, correspondente da Revista Espírita de Allan Kardec e da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Bruxelas, Bélgica.

  • 28 de outubro

  • Lançamento do blog "Espiritismo em Movimento":
    Em 28 de outubro de 2009 é lançado o blog oficial do Portal Luz Espírita: "Espiritismo em Movimento".

  • 31 de outubro

  • Nascimento do psiquiatra canadense Ian Stevenson:
    Em 31 de outubro de 1918 nasceu em Montreal, Canadá, Ian Stevenson, psiquiatra que notabilizaria por suas pesquisas acerca da reencarnação.

>>> Ver mais datas e eventos históricos espíritas.

Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".



Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo