Antecipando as justas homenagens para o próximo domingo, mais um Dia das Mães, além de parabenizar todas as missionárias da maternidade, convidamos a todos a conferir nossa coletânea especial de homenagens e reflexões sobre este sagrado ofício que é ser mãe, lembrando também grandes personalidades relacionadas ao tema, como Maria de Nazaré, a mãe de Jesus; Madame Kardec, o apoio forte que Allan Kardec dispôs para sua missão espírita; e Chico Xavier, que tanto dedicou de sua abençoada mediunidade para atender e consolar as mães órfãs.
Parabéns a todas as mães e a todos aqueles que sabem reconhecer esta força especial que é a maternidade!
>>> Clique aqui para conferir a coletânea em homenagem ao Dia das Mães.
Durante o seminário sobre a novíssima tradução do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, transmitido no dia 24 do mês passado, uma questão bastante interessante foi levantada por uma das expectadoras: a utilização do termo “codificador”, atribuído a Allan Kardec; na ocasião, Ana Cristina Lima indaga então por que não “decodificador”? Uma indagação muito válida, aliás, posto que há no Movimento Espírita interpretações controvérsias a esse respeito, bem como quanto a designação “codificação espírita”, ou “codificação do Espiritismo”, como definição de todo o trabalho kardequiano, havendo quem defenda que esses termos não apenas sejam imperfeitos, mas também totalmente inadequados. Será mesmo isso? A propósito dessa discursão, apresentamos então a reedição do verbete "Codificador Espírita" da Enciclopédia Espírita Online...
>>> Clique aqui para saber mais.
Um confrade nosso nos enviou uma mensagem contando a experiência que teve, em desdobramento espiritual, em um encontro com Chico Xavier, que lhe contou detalhes do seu trabalho atual no plano espiritual. Será verdade mesmo? Veja mais a seguir. Mas, a propósito disso, continuando nossa série 20 anos de saudades do inesquecível Chico, que desencarnou em 2002, vamos colocar em destaque uma deliberação sua, pouco antes de retornar à pátria espiritual, com o objetivo de evitar especulações acerca de possíveis mensagens mediúnicas assinadas com o seu nome: para tanto, ele teve a ideia de criar um código secreto que o identificaria quando ele, verdadeiramente ele, pudesse se comunicar com os médiuns. Além disso, temos aqui um ótimo ensejo para analisarmos duas questões adjacentes, mas muitíssimo importante para o movimento espírita: a banalidade das mensagens mediúnicas (ou pseudomediúnicas) e o entrave causado pela desconfiança generalizada da mediunidade.
>>> Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
Siga-nos e ajude a divulgar o Espiritismo
Mantenha-se atualizado sobre as atividades do nosso Portal e do Movimento Espírita em geral e ainda ajude na divulgação do Espiritismo seguindo-nos pelo Twitter Luz Espírita.
Ao nos retwittar, acrescente a hashtag #LuzEspirita
Inscreva-se e compartilhe!
Ajude na divulgação do Espiritismo compartilhando nossos vídeos. Acesse agora mesmo o Canal Luz Espírita no YouTube, inscreva-se e faça a sugestão para seus amigos também se inscreverem. Quanto mais audiência tivermos, mias o sistema do YouTube vai pontualizar os nossos vídeos e assim a Doutrina Espírita ficará mais em evidência, inclusive, substituindo outros canais menos instrutivos.
A Federação Espírita Brasileira - FEB anunciou através de sua fanpage no Facebook e também do seu site oficial a produção do filme Nosso Lar 2 - Os Mensageiros, que será baseado no livro Os Mensageiros, ditado pelo Espírito André Luiz à psicografia de Chico Xavier, publicado pela FEB em 1944, a segunda obra da série "A Vida no Mundo Espiritual", que começa com o livro Nosso Lar (1944) e conta no total com 13 livros, pelos quais o recém-desencarnado André Luiz narra seus principais aprendizados na readaptação ao plano espiritual. Como o título sugere, este filme é a continuação daquele que foi lançado em 2010, especialmente em comemoração ao centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier. A direção continua com Wagner de Assis assim como o papel principal (André Luiz) continua sendo interpretado por Renato Prieto...
>>> Clique aqui para saber mais.
Em mais uma edição da série Poesia Espírita, trazemos a todos o reconfortante e sempre oportuno poema "Temos Jesus", da autoria do Espírito Abel Gomes, psicografado por Chico Xavier e incluído no clássico Parnaso de Além-Túmulo, publicado pela FEB Editora em 1932.
Abel Gomes foi um escritor, poeta e professor mineiro descendente de família portuguesa, nascido a 30 de dezembro de 1877 na antiga Conceição do Turvo, hoje município de Salvador Firmino; faleceu a 16 de agosto de 1934 em Astolfo Dutra, também no Estado de Minas Gerais. Espírito dinâmico, posto que fisicamente inválido (vítima de paralisia), deixou alguns livros inéditos, dos quais dois já editados pela Federação Espírita Brasileira, além de copiosa obra esparsa. "Trabalho e caridade" era seu lema.
Mais sobre Abel Gomes no portal da FEB.
Abel Gomes (1877-1934)
No poema em evidência, "Temos Jesus", encontramos uma mensagem de encorajamento, especialmente em tempos de guerra o qual vivemos, com destaque para o conflito na Ucrânia depois da invasão militar russa que põe em alerta máximo todo o mundo quanto a realidade do que muitos já consideram quase inevitável: uma Terceira Guerra Mundial. Particularmente sobre esse assunto tão sério, não deixe de conferir o artigo Consolações espíritas em tempos de guerra.
É nesse cenário desolador que Abel Gomes vem nos lembrar que o Cristo está no comando de tudo e a certeza do rearranjo das coisas continua mais firme do que nunca. É assim que podemos fortalecer nosso ânimo, pelos versos deste amigo espiritual, então declamados por Ery Lopes (São Paulo, SP).
Confira o poema pela janela abaixo:
Visite também a página oficial da série Poesia Espírita.
E não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos e ajudar na divulgação do Espiritismo.
Mãe, Antologia Mediúnica
(Diversos Espíritos) Chico Xavier
Editora O Clarim
Nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), tem mais uma edição do Programa Evangelho no Lar Online, o nosso encontro familiar com Jesus e toda a espiritualidade, para um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização espiritual em torno da Boa Nova trazida pelo Mestre de Nazaré, à luz do Espiritismo.
As videotransmissões são feitas via YouTube e você pode acompanhá-las pelo nosso canal, pela página inicial do nosso Portal Luz Espírita ou ainda pela página oficial do programa.
Participe conosco e nos ajude na divulgação.
Em sequência à nossa série Palestra Espírita Online, no próximo domingo, 8 de maio, receberemos nosso confrade espírita Carlos Abranches, escritor e jornalista, que também é divulgador da USE Intermunicipal de São José dos Campos-SP, onde reside e coopera com o Centro Espírita Jesus de Nazaré CEJEN. Orador espírita bastante requisitado na região, é autor de sete livros. A partir de 1986, numa parceria de 40 anos com Suely Caldas Schubert, realizou seminários e congressos sobre mediunidade, obsessão e desobsessão, pelo Brasil. Fundaram a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis em Juiz de Fora-MG em 1988 e atuou como "revisor" das seguintes obras da autora: Testemunhos de Chico Xavier e O Semeador de Estrelas.
Para esta exposição, Carlos Abranches vai falar sobre "Chico Xavier e suas lições de vida"; um tema bastante oportuno neste ano em que comemoramos 20 anos de saudade do inesquecível médium, desencarnado em 2002.
O programa começará às 10h (horário oficial de Brasília) deste domingo, portanto dia 17 de abril, e você pode acompanhar a transmissão pelo canal Luz Espírita no YouTube, inclusive participando em tempo real através do chat vinculado ao vídeo.
E se você perder a edição anterior, veja o vídeo da palestra "Mãos à obra", com Geraldo Campetti (Brasília-DF), realizada no último domingo, cuja gravação está disponível pela janela a seguir:Visite também a página oficial do programa Palestra Espírita Online.
Próximas efemérides mais relevantes para a História e o desenvolvimento do Espiritismo.
4 de maio
5 de maio
14 de maio
17 de maio
18 de maio
19 de maio
20 de maio
22 de maio
23 de maio
26 de maio
27 de maio
31 de maio
3 de junho
10 de junho