Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 — Edição N° 152 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita
Portal Luz Espírita

Retrospectiva 2018

Recordemos aqui os principais fatos e notícias do Movimento Espíritaocorridos durante o ano de 2018, que foram reportados pelos canais de divulgação da Luz Espírita e acompanhados pela nossa larga audiência, pela confiança que os confrades nos depositaram.

Vejamos então a retrospectiva espírita 2018

Clique aqui para ver toda a retrospectiva.

Portal Luz Espírita

"Berthe Fropo"

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


A primeira novidade da Enciclopédia Espírita Online neste ano novo é especial. Trata-se da inclusão do verbete "Berthe Fropo", com a biografia de uma das mais atuantes personagens da primeira geração do Movimento Espírita.

Veja a síntese de sua biografia:

Berthe Fropo, nascida Berthe-Victorie-Alexandrine Thierry de Maugras(Sarreguimes, França, 4 de outubro de 1821 - Paris, França, 9 de novembro de 1898) foi uma grande ativista espírita, amiga íntima do casal Kardec (Amélie Boudet e Allan Kardec), membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cofundadora e primeira vice-presidente da União Espírita Francesa, cuja biografia foi marcada pela coragem e determinação com que denunciou irregularidades na condição do Movimento Espírita após a desencarnação do codificador espírita. Escreveu diversos artigos para o jornal O Espiritismo (Le Spiritisme) e é a autora do livro Muita Luz (Beaucoup de Lumière), considerado uma obra fundamental para a compreensão das primeiras gerações da História do Espiritismo.

Berthe Fropo

Berthe Fropo (1821-1898)


Nossa personagem em destaque ficou mais de um século nos escombros da história, esquecida, ou melhor, desconhecida pelas gerações que lhe sucederam, e até mesmo pela historiografia espírita, embora tenha tido uma biografia extraordinariamente dedicada à causa do melhor do Espiritismo, permanecendo fiel a Allan Kardec — a quem chamava de "Mestre".

Felizmente sua vida e obra foi resgatada depois que a Biblioteca Nacional da França disponibilizou em seu site o acesso ao acervo contendo dados sobre Fropo e, especialmente, a fotocópia do livro histórico Beaucoup de Lumière, de sua autoria, logo mais traduzido para o nosso português por Ery Lopes e Rogério Miguez, com o título Muita Luz.

Muita Luz (Beaucoup de Lumiére) Luz Espírita


Então, não deixe de conferir essa novidade na nossa Enciclopédia Espírita Online e prestigiar a femme forte, Berthe Fropo.

Clique aqui para acessar o verbete Berthe Fropo.

Espiriitsmo ativo na Espanha

Atualidades


Fomos agraciados com o contato feito por confrades espíritas da Espanha que, na ocasião, nos apresentaram o bem estruturado canal de divulgação do Espiritismo naquele país, intitulado Curso Espírita (www.cursoespirita.com), contendo um riquíssimo acervo de mídias doutrinárias em língua espanhola, o que certamente será de grande valia para nossos irmãos que acompanham nosso trabalho e são falantes daquele idioma.

Portal Luz Espírita


No referido site encontramos, entre outras coisas bem interessantes, uma série de vídeos, com estudos perfeitamente alinhados com a codificação kardequiana e abordando temas bastante relevantes para a atualidade. Um exemplo é a película "¿Ha Estudiado La Ciencia Oficialmente los Fenómenos Espíritas?"...

Saiba mais Clicanod aqui.

SUGESTÃO DE LEITURA


Portal Luz Espírita

A HISTÓRIA DO ESPIRITUALISMO

Arthur Conan Doyle

Famoso pela criação do personagem Sherlock Holmes, o cavaleiro, Sir Arthur Conan Doyle, interessou-se pelo que chamou de "invasão organizada de Espíritos" e, averiguando cautelosamente os registros dos fenômenos, descreveu o deslanchar do movimento.
Narra detalhes dos casos mais intrigantes do Espiritualismo Moderno, como os de: Emanuel Swedenborg, Andrew Jackson Davis, as irmãs Fox (caso de Hydesville), Daniel Dunglas Home, Eusapia Paladino, Madame d'Esperance, etc.
É um clássico que serve de referência histórica, fartamente citado em meio ao tema espírita.

Aprendendo Espiritismo

Série de videoaulas


Conheça melhor os conceitos da Doutrina Espírita de um jeito prático e agradáve: através dessa coleção de videoaulas.

Apresentação de Rosangela Pires (rosangelapires8@yahoo.com.br).


Portal Luz Espírita

Desencarna o Padre Quevedo

"O Caçador de Enigmas" que contestava o Espiritismo


Desencarnou nesta data o famoso Padre Quevedo, velho conhecido pelo bordão "isso non ecziste" e cujas teorias para explicar, do seu ponto de vista, os fenômenos mediúnicos e efeitos paranormais eram bastante requisitadas por católicos e outros mais no intuito de rechaçar o Espiritismo...

Saiba mais >>>.

Portal Luz Espírita

Poesia "Não digas" do Espírito Maria Dolores

Série Poesia Espírita


Em continuidade à série Poesia Espírita (saiba mais clicando aqui), ofertamos aos nossos amigos o belíssimo e instrutivo poema "Não digas", da autoria do Espírito Maria Dolores, psicografado por Chico Xavier e publicado no livro Coração e Vida.


Espírito Maria Dolores
Maria Dolores


Maria Dolores é o pseudônimo da poetisa Maria de Carvalho Leite, nascida em 10 de setembro de 1901 na cidade de Bonfim de Feira, na Bahia. Desde cedo, mostrou talento para a escrita e em 1916 formou-se professora, lecionou em escolas de Salvador (BA). Ao lado do marido italiano, Carlos Larocca, conheceu a Doutrina Espírita na década de 1940. Maria Dolores fez parte da Legião da Boa Vontade e foi uma das trabalhadoras mais dedicadas do Lar das Meninas Sem Lar e ao amparo aos mais necessitados de Salvador. Nunca teve filhos biológicos, mas adotou seis meninas como filhas do coração. Durante 13 anos, foi colaboradora assídua de jornais baianos, já adotando o pseudônimo que utilizaria no mundo espiritual. Aos 56 anos, contraiu uma violenta pneumonia que acabou por provocar sua desencarnação. Anos depois, a poetisa começou a transmitir lindos poemas do mundo espiritual, por intermédio de médiuns como Francisco Cândido Xavier e Divaldo Franco, em obras como Coração e Vida e Antologia da Espiritualidade.


"Coração e vida" (Espírito Maria Dolores) Chico Xavier

Clique aqui e baixe agora mesmo o ebook Coração e Vida, ditado pelo Espírito Maria Dolores, psicografia de Chico Xavier.

No poema em pauta, "Não digas", a artista das letras nos arrasta, pela emoção forte conquanto expressa com total, a uma reflexão profunda sobre nos queixumes diários, que são como "orações do negativismo", o avesso da verdadeira oração, que é sempre positiva. A mensagem é a de que devemos nos conscientizar da justeza das coisas, mesmo em contrariedade aos nossos anseios imediatistas, considerando a bondade e a sabedoria divina em tudo.

Então, vejamos a declamação de "Não digas", na voz de Dora Carvalho:



Se tiver algum problema para rodar o vídeo, clique aqui.

Portal Luz Espírita

"Arrependimento e reparação"

Audioestudo Estudando o Espiritismo


Estudo do livro “Desperte e seja feliz”, ditado pelo espírito Joanna de Angelis e psicografado por Divaldo Franco. Narração de Dora Carvalho.

A redenção espiritual é uma fatalidade para as criaturas, em virtude da lei do progresso. Quem for mau hoje, será bom amanhã; quem for bom hoje, será melhor ainda depois. Todavia, essa redenção, além de ocorrer de forma gradual, não acontece do mesmo modo e no mesmo tempo, em virtude da diversidade do progresso de cada um.

>>> Clique aqui para ouvir o audioestudo.

Portal Luz Espírita

Hoje tem Programa Evangelho no Lar Online

Transmissão online


Participe conosco, todas as quintas-feiras, às 20h (horário de Brasília), do Programa Evangelho no Lar Online, o nosso encontro familiar com Jesus e toda a espiritualidade, para um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização espiritual em torno da Boa Nova trazida pelo Mestre de Nazaré, à luz do Espiritismo.

As videotransmissões são feitas via YouTube e você pode acompanhá-las pelo nosso canal LuzEspirita, pela página inicial do nosso Portal ou por pela página oficial do programa, na janela a seguir:


Eventos espíritas

Confira a relação completa de eventos cadastrados em nosso sistema na página Eventos Espíritas.
Para cadastrar um novo evento, clique aqui.


10 de janeiro, 2019 - às 20h
Palestra pública com Wilma Badan Caparroz Gonzalez sobre o tema "Fé e Esperança no Ano Novo”..
Local: Instituto Espírita de Educação
R. Professor Atílio Innocenti, 669 - Itaim Bibi
São Paulo, SP
Ver mapa


11 de janeiro, 2019 - às 20h
Palestra com Nazareno Feitosa sobre o tema "Obsessão: Influência Espiritual e Sua Terapêutica"..
Local: Comunhão Espírita de Brasília
SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 604 - Asa Sul
Brasília, DF
Ver mapa


12 de janeiro, 2019 - às 10h
Palestra pública com Wlademir Cardoso sobre o tema “Amor a si e ao próximo”..
Local: Instituto Espírita de Educação
R. Professor Atílio Innocenti, 669 - Itaim Bibi
São Paulo, SP
Ver mapa


21 de janeiro, 2019 - às 19h30
Palestra pública com Fabio Dionisio sobre o tema "Os tempos são chegados"'..
Local: Centro Espírita Amor e Caridade - CEAC
Av. Rui Barbosa, 1046 - Santana
São José dos Campos, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

26 de janeiro, 2019 - às 20h
Palestra pública com Deusa Samú sobre otema “Olhar para a família”..
Local: Centro Espírita Casa da Esperança
R Curuamanena, 4 - Itaim Paulista
São Paulo, SP
Ver mapa


30 de janeiro, 2019 - às 20h
Palestra espírita pública com Fábio Fidel sobre o tema "E depois da morte"..
Local: Grupo Socorrista Maria de Nazaré
R. Julio Primo Labronici,10 - Jardim Oreana
Boituva, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

9 de fevereiro, 2019 - das 8h às 12h
o Mediúnica. (esclarecedor = doutrinador = evangelizador = dialogador). Público alvo: Ser trabalhador ou estar se preparando para trabalhar em Reunião Mediúnica (reunião de desobsessão)..
Informações: (81) 99666-6396
Local: UNILUZ - União Espírita Caminho da Luz
Rua Sá e Souza, 1415 - Boa Viagem
Recife, PE
Ver mapa

Portal Luz Espírita

9 de fevereiro, 2019 - das 14h às 17h
1ª Roda de Conversa "Espiritismo no século 21" com a participação de Tatto Sávio (Bauru), Marco Milani (SP) e Otaciro Rangel (São Carlos)..
Informações: Informações e inscrições: (16) 3335-7191
Local: União Espírita Paschoal Grossi
R. Sã Bento, 2395 - 
Araraquara, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

Ver a lista completa na página Eventos Espíritas

Para cadastrar um evento espírita gratuitamente clique aqui.

Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".



Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo