Domingo, 21 de janeiro de 2018 — Edição N° 125 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita

"Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec"

Assinantes do nosso newsletter já podem assistir ao filme


Portal Luz Espírita

Já está disponível para a sua apreciação o filme-documentário "Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita na França pós-Kardec", produzido pela Luz Espírita.


Assistir ao filme agora mesmo

Ficha técnica:

"Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec" é uma produção da Luz Espírita, de janeiro de 2018, que põe em pauta uma das questões mais curiosas (e um tanto controversa) acerca dos desdobramentos da continuação da obra de Allan Kardec, logo após sua desencarnação, cujo resultado foi, já no começo do século XX, o enfraquecimento e desaparecimento quase absoluto do Espiritismo, tanto na França, seu berço, quanto na Europa e outras regiões do mundo.
Roteiro: Louis Neilmoris
Direção e apresentação: Ery Lopes
Narração: Dora Carvalho
Comentários: Adriano Calsone, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Carlos Campetti, Jorge Hessen, Oceano Vieira de Melo e Paulo Henrique de Figueiredo.
Coprodução: Autores Espíritas Clássicos / ArtEspírita

Não esqueça de curtir, de deixar seu comentário e de compartirlhar. Assim você ajuda na divulgação do Espiritismo.

Portal Luz Espírita

Lançamento na nossa Sala de Leitura

"Discursos Recentes sobre as Pesquisas Psíquicas" de William Crookes


Luz Espírita acaba de reforçar sua Sala de Leitura com mais uma obra de grande valor: "Discursos Recentes sobre as Pesquisas Psíquicas" de William Crookes.

Confira o resumo do livro: :

O nobre Sir William Crookes, condecorado cavaleiro real pela coroa britânica por suas contribuições à Ciência, notável físico e homem de caráter, um dos mais respeitados cientistas de seu tempo, não se furtou ao desafio de averiguar os fenômenos psíquicos que escandalizavam a comunidade acadêmica de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX, com a intenção de lançar luz sobre as controvérsias.

Diante dos fatos, a contragosto da maioria de seus pares, cientistas inclinados ao materialismo, ele asseverou as evidências da existência de uma força extrassensorial, tal como pode ser visto nesta obra.

É, portanto, um testemunho da uma categoria elevada, que muito influenciou gerações seguintes de pesquisadores da espiritualidade. Um tributo — ainda que indireto — à causa do Espiritismo, que merece nossa apreciação.

Sir William Crookes


Saiba mais sobre Sir William Crookes pela Enciclopédia Espírita Online.

Clique aqui para ler online ou baixar agora mesmo o livro virtual "Discursos Recentes sobre as Pesquisas Psíquicas" de William Crookes.


Links espíritas

Endereço eletrônico e referência de sites, blogs e outros links interessantes para o estudo e a pesquisa de temas relacionados à Doutrina Espírita.

Se você administra ou conhece uma página ou serviço online de relevância ao Espiritismo, indique o link clicando aqui.


Roteiro Histórico Espírita em Paris

Uma viagem pelos pontos históricos relacionados ao Espiritismo localizados na capital francesa, o berço da doutrina consoladora, em meados do século XIX.

Conheça melhor os locais onde Allan Kardec desenvolveu suas descobertas espíritas e a codificação da doutrina.

Mensagem Espírita


A GÊNESE
Allan Kardec
Capítulo XVIII: "Os tempos são chegados", itens 1 e 2

"Sinais dos tempos"

Ouvimos em todas as partes: São chegados os tempos marcados por Deus,
em que grandes acontecimentos ocorrerão para a regeneração da Humanidade. Em que sentido nós devemos entender essas palavras proféticas? Para os descrentes, não há nenhuma importância; aos seus olhos, nada mais exprimem que uma crença infantil e sem fundamento. Para a maioria dos fieis, elas apresentam qualquer coisa de místico e de sobrenatural, parecendo-lhes prenunciadoras da subversão das leis da Natureza. Essas duas interpretações são igualmente equivocadas; a primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas sim o cumprimento dessas leis.

Tudo na criação é harmonia; tudo revela uma perfeição que não se desmente — nem nas menores coisas, nem nas maiores. Então, temos que afastar imediatamente toda ideia de capricho inconciliável com a sabedoria divina. Em segundo lugar, se a nossa época está designada para a realização de certas coisas, é que estas têm uma razão de ser na marcha do conjunto.

Isto posto, diremos que, como tudo o que existe, o nosso globo está submetido à lei do progresso. Ele progride fisicamente pela transformação dos elementos que o compõem, e moralmente pela depuração dos Espíritos
encarnados e desencarnados que o habitam. Ambos esses progressos se realizam paralelamente, porque o melhoramento da habitação é relativo com o do habitante. Fisicamente, o planeta Terra tem experimentado transformações que a Ciência tem comprovado e que o tornaram sucessivamente habitável por seres cada vez mais aperfeiçoados. Moralmente, a Humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes. Ao mesmo tempo em que o melhoramento do globo se opera sob a ação das forças materiais, os homens contribuem para isso pelos esforços de sua inteligência. Saneiam as regiões insalubres, facilitam as comunicações e tornam o solo mais produtivo.

Esse duplo progresso é executado de duas maneiras: uma, lenta, gradual e insensível; a outra, caracterizada por mudanças bruscas, a cada uma
das quais corresponde um movimento de crescimento mais rápido, que marca os períodos progressivos da Humanidade, mediante impressões bem
acentuadas. Esses movimentos — em relação às particularidades, subordinados ao livre-arbítrio dos homens — de certo modo são fatais em seu conjunto, porque estão sujeitos a leis, como os que se verificam na germinação, no crescimento e na maturidade das plantas. Por isso é que às vezes o movimento progressivo se efetua de modo parcial — isto é, limitado a uma raça ou a uma nação — e doutras vezes, de modo geral.

De fato, o progresso da Humanidade se cumpre em virtude de uma lei. Ora, como todas as leis da Natureza são obra eterna da Sabedoria e da
Presciência Divinas, tudo o que é efeito dessas leis resulta da vontade de Deus — não de uma vontade acidental e caprichosa, mas de uma vontade imutável. Por isso, quando a Humanidade está madura para subir um degrau, podemos dizer que são chegados os tempos marcados por Deus, como se pode dizer também que em tal estação eles chegam à fase madura dos frutos e de sua colheita .

Allan Kardec

Portal Luz Espírita

21 de janeiro: aniversário de desencarnação de Amélie-Gabrielle Boudet

Relembrando com carinho a Madame Kardec

Há exatos 135 anos desencarnava em Paris, França, Amélie-Gabrielle Boudet — a Madame Kardec e uma das maiores contribuidoras da Doutrina Espírita.

A jovem Amélie só precisou de um único encontro com o promissor professor Rivail (Allan Kardec) para despertar no moço encanto e sincero desejo de estabelecer um matrimônio, conforme observamos no registro da primeira carta de Kardec para Amélie.

Todas as biografias do codificador espírita apontam para sua esposa como a grande patrocinadora financeira das obras básicas do Espiritismo — pelo que podemos concluir também que tenha sido a primeira e mais fiel incentivadora moral do trabalho do codificador. Além disso, é reconhecido que, após a passagem de seu esposo para o plano espiritual, em 1869, ela foi, enquanto pôde, dado sua avançada idade, a mais fiel continuadora da obra espírita.

Por isso, esta data é um ensejo oportuno para lembrarmos a obra desta missionária e lhe emitirmos nossas vibrações de reconhecimento e agradecimento.

Aproveite também para conhecer mais sobre a biografia de Amélie-Gabrielle Boudet na Enciclopédia Espírita Online.

Veja mais datas festivas e eventos de interesse para a História do Espiritismo na página Calendário Histórico Espírita.


Eventos espíritas

Confira a relação completa de eventos cadastrados em nosso sistema na página Eventos Espíritas.
Para cadastrar um novo evento, clique aqui.


21 de janeiro, 2018 - às 16h
Palestra pública com Manolo Quesada sob o tema "Pense bem, viva bem"..
Local: Centro Espírita União e Caridade
R. Dr. Souza Alves, 142 - Centro
Taubaté, SP
Ver mapa


21 de janeiro, 2018 - das 9h às 10h15
Palestra pública “Meu Grande Amor” com o psicanalista e expositor Dr. Luiz Humberto Dutra de Vila Velha-ES..
Informações: 7 3722-2756 / 3721-5890 / 99638-2285 / 99854-2762 / 99907-4060 ou pelo email: sceecolatina@gmail.com
Local: Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas
Rua Santa Maria, 51 - Centro
Colatina, ES
Ver mapa

Portal Luz Espírita

23 de janeiro, 2018 - às 7h30
Palestra pública com Fabio Dionisi sob o tema "Medicina do Além: curas e cirurgias espirituais"..
Local: Obreiros de Amor e Misericórdia
Rua dos Crisantemos, 680 - Chácara São Cristóvão
Santo André, SP


1

Portal Luz Espírita

24 de janeiro, 2018 - às 20h
Evento especial de aniversário da casa com palestra pública proferida pelo Dr. Aguinaldo Vasconcelos..
Local: Centro Espírita Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto, SP
Ver mapa


27 de janeiro, 2018 - às 20h
Evento especial de aniversário da casa com palestra pública proferida por Adelino da Silveira (Mirassol-SP)..
Local: Centro Espírita Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto, SP
Ver mapa


27 de janeiro, 2018 - às 19h
Apresentação teatral "Minha Vida no Plano Astral", com texto e direção por Mariana Marciano. Entrada a R$ 20,00, com parte da renda destinada ao GEPAR. Censura Livre..
Informações: Informações: (21) 3026-5831 / 96567-8015 / 96567-8015
Local: Grupo Espírita Paz Amor e Renovação
Av. Francelino Barcellos, 333 - Piratininga
Niterói, RJ
Ver mapa

Portal Luz Espírita

29 de janeiro, 2018 - às 19h
Palestra pública com Fabio Dionisi sob o tema "Espiritualidade e Saúde"..
Local: Centro Espírita Amor e Caridade
Av. Rui Barbosa, 1046 - Santana
São José dos Campos, SP
Ver mapa


30 de janeiro, 2018 - às 20h
Palestra pública com Manolo Quesada sob o tema "Levanta e anda"..
Local: Centro Espírita Deus e Caridade
R. Décio Villares, 60 - Tucuruvi
São Paulo, SP
Ver mapa


31 de janeiro, 2018 - às 20h
Palestra espírita pública com Vânia Mugnato de Vasconcelos..
Local: Grupo Socorrista Maria de Nazaré
R. Julio Primo Labronici, 10 - Jardim Oreana
Boituva, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

31 de janeiro, 2018 - às 20h
Evento especial de aniversário da casa com palestra pública proferida por Irvênia Prado (SP)..
Local: Centro Espírita Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto, SP
Ver mapa


Ver a lista completa na página Eventos Espíritas

Para cadastrar um evento espírita gratuitamente clique aqui.

Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".



Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo