Segunda-feira, 15 de abril de 2024 — Edição N° 256 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita

160 de luz moral

Aniversário de O Evangelho segundo o Espiritismo


Este 15 de abril de 2024 marca os 160 anos do lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec, obra fenomenal que já transformou a vida de tanta gente, iluminando as mentes e consolando os corações com sua mensagem de fé, esperança e amor. Por ocasião desta data festiva, inauguramos aqui uma série especial de artigos e matérias diversos a respeito deste livro, contando com a participação de grandes divulgadores espíritas do nosso tempo. Vamos começar com o tocante artigo do nosso confrade Jorge Hessen, de Brasília-DF, cujo título já defina com uma precisão cirúrgica a força do livro em questão: "O Evangelho Segundo o Espiritismo é conjunto do mais completo código moral da História".

Saiba mais >>>.

Visões espirituais no leito de morte

Cientista estuda "Por que pessoas no fim da vida veem entes queridos mortos há anos"


O G1, portal de notícias da Rede Globo, acabou de publicar uma matéria interessantíssima envolvendo as questões controversas entre Medicina e Espiritualidade: "Por que pessoas no fim da vida veem entes queridos mortos há anos", com base num estudo científico do médico americano Christopher Kerr, doutor em Neurociência e um dos principais pesquisadores do mundo sobre experiências vivenciadas perto da morte, conforme reportagem da BBC News Brasil. Em 2020, o Dr. Kerr lançou o livro Death Is But a Dream: Finding Hope and Meaning at Life's End ("A morte é apenas um sonho: encontrando esperança e sentido no fim da vida", em tradução livre), traduzido para 10 línguas, mas ainda sem edição em português. Na entrevista exclusiva à BBC News Brasil, ele falou sobre o significado dessas experiências de final de vida, os principais temas envolvidos e como afetam pacientes e suas famílias. Pelo que apurou, é bastante comum que pacientes terminais vivam experiências que sugerem que estejam "conversando" com entes queridos já falecidos; em alguns casos, o médico diz que há sinais claros de delírio, mas noutros a coisa é tão espontânea e tem um significado tão real (bem-estar para os pacientes) que descarta essa hipótese de delírio. Grande parte desses pacientes saem da "conversa" com menos medo de morrer, como se tivessem sido encorajados pelos que já atravessaram a porta da morte. Faz todo o sentido não?

Saiba mais >>>.

"Perispírito"

A chave dos fenômenos espíritas


A nossa Enciclopédia Espírita Online acaba de receber uma atualização com o reforço do verbete sobre um dos elementos doutrinários mais importantes para compreensão do Espiritismo: "Perispírito", aquilo que Allan Kardec chamou de "a chave para os antigos mistérios da fenomenologia mediúnica", lição que nenhum espírita deve pular, e que deve ser estudada com toda a dedicação e carinho.

Confira a sinopse do verbete:

Perispírito é o envoltório fluídico do Espírito, espécie de corpo espiritual, inerente a todos os indivíduos e que, para os encarnados, serve como o liame, o laço que une o organismo físico e a alma (Espírito), também cumprindo aí o papel de órgão sensitivo pelo qual a consciência espiritual recebe as impressões físicas, além de ser o agente transmissor pelo qual o Espírito comanda os movimentos corporais. Diz-se que sua natureza é semimaterial por ser constituída de uma substância muito sutil em relação ao que atualmente conhecemos como matéria, mas ainda assim é uma forma material, com propriedades especiais que permite ao Espírito (o ser desencarnado), dentre outras coisas, produzir fenômenos físicos e se manifestar na nossa dimensão terrena, razão pela qual Allan Kardec o descreve como “a chave para a solução de muitos mistérios antigos”, especialmente no campo da mediunidade. Sua composição vem da combinação do fluido cósmico universal com certos materiais próprios do mundo ao qual o Espírito está vinculado, cuja substância é mais ou menos sutil, ágil e expansiva conforme o estágio evolutivo do indivíduo, passando por um processo de depuração na medida em que o Espírito progride intelectual e moralmente. A tradição espiritualista oferece diferentes nomes (corpo astral, corpo etéreo, psicossoma etc.) e diversas concepções para o que em Espiritismo é chamado simplesmente de perispírito. Uma das teorias espiritualistas é a de que ele seria composto de camadas corporais específicas (algumas doutrinas falam em até sete corpos); uma concepção igualmente bastante popularizada no espiritualismo oriental é a de que o perispírito é dotado de centros de forças, ou chacras (chakras), que haurem, concentram e canalizam energias que transitam entre as dimensões física e espiritual dos seres. Na codificação espírita, encontramos um valoroso roteiro da constituição, das funções e das propriedades perispirituais.


Representação gráfica do perispírito


Para corresponder a toda essa importância que o perispírito tem para a Doutrina Espírita, o novo verbete foi preparado a partir de uma laboriosa pesquisa, junto às melhores referências doutrinárias, a começar — claro — pela obra kardequiana.

Confira a lista de tópicos do novo verbete:

  • Etimologia de perispírito
  • Contexto histórico e aplicação do conceito
  • Tessitura perispiritual
  • Funções
  • Propriedades
  • Perispírito e mediunidade
  • Perispírito e obsessão
  • Teoria dos sete corpos
  • Aura perispiritual
  • Veja também
  • Referências

Então, não perca tempo e aprecie agora mesmo o apanhado da nossa pesquisa.

Então, não deixe de conferir agora mesmo este novo verbete: Perispírito.

Relembrando Jáder Sampaio e André Luiz Peixinho

Dois grandes divulgadores do Espiritismo retornam à Pátria espiritual


Recentemente, nós do movimento espírita perdemos a companhia física de dois grandes trabalhadores do Espiritismo: Jáder Sampaio e André Luiz Peixinho, para os quais, também a título de homenagem e agradecimento pelo que fizeram pela nossa doutrina, abrimos aqui uma espaço de memória especial e evocamos dois momentos de suas atuações, que igualmente nos servem de oportunidade de aprendizado a partir das experiências pessoais dos referidos confrades.

Saiba mais >>>.

Aprendendo Espiritismo

Série de videoaulas

Conheça melhor os conceitos da Doutrina Espírita de um jeito prático e agradáve: através dessa coleção de videoaulas.

A série "APRENDENDO ESPIRITISMO" facilita o aprendizado por utilizar uma narração com linguagem clara e recursos visuais que simplificam a teoria.

Apresentação de Rosangela Pires (rosangelapires8@yahoo.com.br).

Acessar as videoaulas >>>

Vídeo em destaque


Programa Evangelho no Lar Online
Ver página oficial

2 milhões de acessos ao nosso blog

Marca histórica para o nosso Espiritismo em Movimento



Chegamos, neste comecinho de abril, à incrível marca de 2 milhões de acessos ao nosso blog Espiritismo em Movimento, um feito excepcional sobretudo considerando que não fazemos publicidade paga e nem apelamos para matérias sensacionalistas; em suma, podemos pensar que, se alcançamos tamanha audiência, é porque em 2 milhões de ocasiões pessoas sérias buscaram encontrar uma postagem séria acerca do Espiritismo.

Além disso, é de nos alegrar imensamente o crescimento da visitação mensal; nos últimos meses a média de visualizações foi de 39 mil.



O blog Espiritismo em Movimento foi criado em outubro de 2009, como parte integrante do Portal Luz Espírita, com a finalidade exclusiva de promover o Espiritismo, e pensamos que estamos cumprindo bem esse papel, com o apoio da confiança e incentivo de todos os nossos leitores.

Assim sendo, agradecemos esse apoio e pedimos que continuem conosco na promoção da Doutrina Espírita.

Saiba mais >>>.

O Livro dos Médiuns

Edição revisada da nova tradução


Fizemos, no comecinho do mês de fevereiro deste ano, o lançamento da novíssima tradução de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, publicada com o sela da Luz Espírita, tradução de Ery Lopes. Na ocasião, frisamos o desejo do tradutor de deixar em aberto a revisão da obra, no sentido contar com a colaboração de quem se interessar, e puder, com necessárias correções e outras possíveis melhorias. Ao mesmo tempo, um dos nossos confrades espíritas se dedicava a fazer uma revisão apurada da obra, como igualmente havia feito para a nossa tradução de O Livro dos Espíritos; este revisor dedicado é José Nunes Pereira Sobrinho, de Campo Grande - MT, já conhecido de todos que acompanham nossos trabalhos devido obras suas publicadas aqui, por exemplo, seu último livro: Espíritos, a influência oculta.

Portanto, anunciamos aqui a mais recente atualização da nossa tradução para O Livro dos Médiuns, contendo importantes correções e outras melhorias.

Então, quem já tiver feito o download, favor substituir por esta nova edição atualizada. Além disso, agora está disponível, além da versão no formato PDF, o ebook em EPUB.


Clique aqui. para ler online ou fazer o download do livro.


Finalmente, Lembrando a todos que queiram se aprofundar nesta obra extraordinária que está em andamento o curso online "KLM - Estudo de O Livro dos Médiuns", disponível na PEADE.

E, como não nos cansamos de dizer, todos os cursos da nossa Plataforma de Estudos Online da Doutrina Espírita - PEADE, assim como tudo o que nós produzimos com o sela da Luz Espírita é completamente gratuito; não cobramos mensalidade, não vendemos nenhum produto, não pedimos doações, enfim, não trabalhamos com dinheiro ou qualquer tipo de negociação.
Clique aqui para mais informações e inscrições para a PEADE.

* * * * *

Apesar do dedicado trabalho de revisão já realizado, a obra continua aberta para receber novas contribuições e você também pode ajudar nas melhorias da obra. Caso encontre algum problema linguístico na tradução, informe-nos, por gentileza, e assim vamos produzindo um melhor resultado, tudo em favor da nossa amada Doutrina Espírita.

Live Especial com Sergio Schickler

Conheça seu projeto para uma plataforma de estudos integrados


Participe conosco da Live Especial do canal Luz Espírita no YouTube, marcada para esta quarta-feira, 17 de abril, às 15h (horário de Brasília), pela qual Ery Lopes receberá nosso confrade kardecista Sergio Schickler (EUA), que então vai compartilhar conosco um projeto multimídia de sua autoria e que visa integrar diversos fontes de informações úteis para o estudo do Espiritismo.

Não deixe de conferir esta novidade!

Programe-se:
Quarta-feira, 17 de abril
15h (horário de Brasília)
Pelo Canal Luz Espírita no YouTube.

Link da live:
www.youtube.com/watch?v=wDdTBn3Evg4.

Portal Luz Espírita

Calendário Histórico Espírita

Próximas efemérides mais relevantes para a História e o desenvolvimento do Espiritismo.


    15 de abril

  • Lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo: Em 15 de abril de 1864 foi lançado em Paris, França, O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, a terceira obra básica da codificação espírita.


  • 18 de abril

  • Dia Nacional do Espiritismo: 18 de Abril é consagrado como Dia Nacional do Espiritismo, conforme Decreto-Lei N° 291/07 da Câmara dos Deputados, que aprovou, em 6 de outubro de 2009, o projeto da deputada federal cearense Gorete Pereira.

  • Lançamento de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec: Em 18 de abril de 1857 foi publicado em Paris, França, O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, a obra elementar de lançamento do Espiritismo.


  • 22 de abril

  • Desencarnação de Florence Cook: Em 22 de abril de 1904, desencarnou a inglesa Florence Cook, médium de efeitos físicos, famosa pela materialização do Espírito Kate King.


  • 25 de abril

  • Desencarnação de Friedrich Zöllner: Em 25 de abril de 1882, desencarnou em Leipzig, Alemanha, Johann Karl Friedrich Zöllner, astrônomo e físico alemão, que se notabilizou por suas pesquisas acerca dos fenômenos mediúnicos.

  • Desencarnação de Hernani Guimarães Andrade: Em 25 de abril de 2003, desencarnou em Bauru, interior de São Paulo, o célebre engenheiro e parapsicólogo espírita Hernani Guimarães Andrade.


  • 27 de abril

  • Nascimento do Dr. Anastasio García López: Em 27 de abril de 1823, nasceu em Ledaña, Espanha, Anastasio García López, que se tornaria um renomado médico homeopata, político e célebre propagandista do Espiritismo na Espanha, também conhecido como "Fiel escudeiro de Kardec".


  • 30 de abril

  • Desencarnação de Célina Japhet: Em 30 de abril de 1884, desencarnou em Paris, França, Célina Japhet (Célina Eugénie Béquet), conhecida sonâmbula e uma das primeiras que contribuíram com a codificação do Espiritismo.

  • Nascimento de Konstantīns Raudive: Em 30 de abril de 1909, nasceu em Asūne, Letónia, Konstantīns Raudive, professor, escritor e um dos pesquisadores pioneiros do Fenômeno de Voz Eletrônica.

  • Desencarnação de Carmine Mirabelli: Em 30 de abril de 1951, desencarnou em São Paulo, Carmine Mirabelli, reconhecido médium espírita de efeitos físicos.


  • 1 de maio

  • Inscrição de obras espíritas no Index: Em 1 de maio de 1880 O Livro dos Espíritos de Allan Kardec e outras obras espíritas foram adicionados no Index Librorum Prohibitorum, a lista dos livros proibidos, pela Inquisição da Igreja Católica.

  • Nascimento de Eurípedes Barsanulfo: Em 1 de maio de 1880 nasceu em Sacramento, Minas Gerais, Eurípedes Barsanulfo, que iria se tornar um importante educador, político, jornalista e médium espírita.

  • Desencarnação do Dr. Anastasio García López: Em 1 de maio de 1897, desencarnou em Sevilha, Espanha, Anastasio García López, renomado médico homeopata, político e célebre propagandista do Espiritismo na Espanha, também conhecido como "Fiel escudeiro de Kardec".


  • 2 de maio

  • Nascimento de Pierre-Gaëtan Leymarie: Em 2 de maio de 1827 nasceu em Tulle, França, Pierre-Gaëtan Leymarie, membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e diretor encarregado para a continuação da obra espírita de Allan Kardec.

  • Desencarnação de Canuto Abreu: Em 2 de maio de 1980, desencarnou em São Paulo, Silvino Canuto Abreu, farmacêutico, médico e advogado, que se notabilizou como um grande pesquisador espírita.


  • 3 de maio

  • Desencarnação de José Lhomme: Em 3 de maio de 1949 desencarnou em Liège, Bélgica, José Lhomme, escritor e grande divulgador do Espiritismo, presidente honorável da Federação Espírita Belga.
Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".

Canal Luz Espírita no WhatsApp

Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo