Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 — Edição N° 144 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita
Portal Luz Espírita

"Leopoldo Cirne"

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


Caríssimos confrades, apresentamos a todos o mais novo verbete da nossa Enciclopédia Espírita OnlineLeopoldo Cirne.

Veja o breviário do verbete:

Leopoldo Cirne (João Pessoa, Paraíba, 13 de abril de 1870 - Rio de Janeiro, 31 de julho de 1941) foi um comerciário, jornalista e um grande ativista do Espiritismo, das primeiras gerações do Movimento Espírita Brasileiro, escritor de importantes obras doutrinárias, eloquente orador e presidente da Federação Espírita Brasileira de 1900 a 1913.


Leopoldo Cirne

 

Não faz muito tempo Leopoldo Cirne foi personagem de destaque aqui em razão da recuperação de uma de suas obras literárias: Anticristo - Senhor do Mundo (veja aqui), livro raríssimo e de imensurável importância para o estudo histórico do desenvolvimento do Espiritismo e do movimento espírita brasileiro, agora disponível em nossa Sala de Leitura.

 

 

A biografia e a obra espírita de Leopoldo Cirne realmente merece ser conhecida pelos estudiosos do Espiritismo. Por isso, não perca tempo e acesse agora mesmo o verbete Leopoldo Cirne na Enciclopédia Espírita Online.

Portal Luz Espírita

Entrevista de Divaldo Franco para o programa Perfil & Opinião

Detalhes da vida e obra do médium espírita


Programa da TVE da Bahia entrevista Divaldo Franco e nos oportuniza conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do respeitado médium espírita, por exemplo, o desabrochar de sua mediunidade, sua iniciação no Espiritismoe a fundação da extraordinária obra social sediada na Mansão do Caminho.

O programa Perfio & Opinião foi apresentado por Denny Fingergut e foi ao ar no dia 4 deste mês de outubro, ficando disponível a todos pelo YouTube, que você acessa pela janela abaixo.



Se você gostou, compartilhe e ajude a divulgar o Espiritismo.

>>> Saiba mais...

Portal Luz Espírita

Projeto Cartas de Kardec

O que diz o primeiro manuscrito revelado


Como temos acompanhado, a FEAL - Fundação Espírita André Luiz e os herdeiros do Dr. Canuto Abreu firmaram uma parceira para organizar e disponibilizar ao público um valiosíssimo acervo histórico espírita que, dentre outras preciosidades, contém mais de setecentos manuscritos de Allan Kardec (saiba mais clicando aqui). Em consequência disso foi instaurado o projeto Cartas de Kardec (veja aqui), que então abriu uma campanha no site Catarse para arrecadar fundos para a execução da obra, envolvendo a preservação física dos documentos originais.

Detalhes do projeto na sua fanpage do Facebook.

Como a promessa feita pelos dirigentes desse projeto foi, desde o princípio, a de divulgação integral de todo o acervo, criou-se uma grande expectativa no movimento espírita para que finalmente essa coleção venha a lume, inclusive, esperava-se que pelo menos uma boa parte dele já fosse apresentada no lançamento oficial do projeto, acontecido no último aniversário de nascimento do codificador espírita, em 3 de outubro deste 2018.

No entanto, apenas um único documento foi divulgado. Confira:

Saiba mais clicando aqui >>>

Portal Luz Espírita

Twitter Luz Espírita

Siga-nos e ajude a divulgar o Espiritismo

Mantenha-se atualizado sobre as atividades do nosso Portal e do Movimento Espírita em geral e ainda ajude na divulgação do Espiritismo seguindo-nos pelo Twitter Luz Espírita.

Ao nos retwittar, acrescente a hashtag #LuzEspirita

Vídeo em destaque

Podcast: "Quem quer ser um missionário?"

Portal Luz Espírita

Série Poesia Espírita

"Minha Luz" de Carmem Cinira


Depois do lançamento da série de vídeos Poesia Espírita, que inauguramos com o poema "Supremacia da Caridade" de Casimiro Cunha (veja aqui), damos continuidade com a delicada poesia "Minha Luz" ditada pelo Espírito Carmem Cinira, psicografada por Chico Xavier e publicada no clássico da literatura espírita Parnaso de Além-Túmulo (baixe o ebook aqui). A narração é por conta de nossa colaboradora Dora Carvalho.

Carmem Cinira é o pseudônimo que foi adotado pela poetiza carioca Cinira do Carmo Bordini Cardoso (1902-1933), cuja última trajetória na Terra foi marcada pela gentileza para com todos e desprendimento material, demonstrados no ato de renunciar a uma promissora carreira para cuidar pessoalmente do esposo tuberculoso, de quem contraiu a mesma enfermidade, que, resignada, a levaria ao desencarne.

Aprecie o poema "Minha Luz" de Carmem Cinira:



Caso tenha dificuldades para acessar o vídeo, clique aqui.

Portal Luz Espírita

Programa Evangelho no Lar Online

Transmissão online


Participe conosco, todas as quintas-feiras, às 20h (horário de Brasília), do Programa Evangelho no Lar Online, o nosso encontro familiar com Jesus e toda a espiritualidade, para um momento de reflexão, aprendizagem e confraternização espiritual em torno da Boa Nova trazida pelo Mestre de Nazaré, à luz do Espiritismo.

As videotransmissões são feitas via YouTube e você pode acompanhá-las pelo nosso canal LuzEspirita, pela página inicial do nosso Portal ou por pela página oficial do programa, na janela a seguir:

Mensagem Espírita


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITSIMO
Allan Kardec

Cap. XVII, "Sejam perfeitos", item 3

"O homem de bem"

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a alguém tudo o que desejaria que lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as atribulações da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar pagamento algum; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses em favor da justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, em fazer os outros felizes, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que dirige aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proveitos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança maldição aos que não pensam como ele.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a alguém com palavras maldosas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a raiva de alguém, que não recua à ideia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só se lembra dos benefícios, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado”.

Nunca se contenta em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em exibi-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha sem cessar em combatê-las.

Emprega todos os esforços para dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a custas dos outros; ao revés, aproveita todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso o próximo.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode lhe ser tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o emprego mais prejudicial que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para esmagá-los com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição dependente em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los com consciência (Cap. XVII, nº 9).

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que as leis da Natureza dão aos seus semelhantes, como quer que os seus direitos sejam respeitados.

Assim, todas as qualidades que distinguem o homem de bem não ficam enumeradas; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, se acha no caminho que conduz a todas as demais

Allan Kardec


Eventos espíritas

Confira a relação completa de eventos cadastrados em nosso sistema na página Eventos Espíritas.
Para cadastrar um novo evento, clique aqui.


12 de outubro, 2018 - às 19h30
Dentro da 66ª Semana Espírita da USE intermunicipal Santos, palestra com Maurício Zomignani, sobre "Reflexões filosóficas acerca do bem e do mal"..
Local: Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros
Rua Silva Jardim, 1 - Vila Matias
Santos, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

12 de outubro, 2018 - às 19h50
Palestra pública com José Antônio, sobre o tema "Dever-se-á pôr termo às provas do próximo? – Será lícito abreviar"..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
R. Jurucê, 164 - Colégio
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


12 de outubro, 2018 - às 20h

Dentro da série Tributo a Allan Kardec, palestra pública com Donizete Pinheiro, com o tema "A iniciação de Kardec"..
Local: Núcleo Espírita Amor e Paz
R. Coronel José Brás, 682 - Centro
Marílai, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

13 de outubro, 2018 - às 16h
Palestra pública "Allan Kardec e Charles Darwin" com Dr. Marco Antonio Pereira Santos..
Local: Museu Espírita de São Paulo - Auditório Francisco Cândido Xavier
R. Guaricanga, 357 - Lapa
São Paulo, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

13 de outubro, 2018 - às 19h30
Dentro da 66ª Semana Espírita da USE intermunicipal Santos, palestra com Miltes Bonna, sobre "Jesus: modelo e guia para o homem contemporâneo"..
Local: Centro Espírita Seara de José
Rua Evaristo da Veiga, 266 - Campo Grande
Santos, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

14 de outubro, 2018 - das 09 às 10:15
Palestra com o tema “Corpo, Instrumento do Espírito”, ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES..
Informações: 27 3722-2756 / 99854-2762 / 99638-2285 / 99907-4060 ou pelo email: sceecolatina@gmail.com
Local: Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas
Rua Santa Maria, 51 - Centro
Colatina, ES
Ver mapa


14 de outubro, 2018 - às 19h30
Dentro da 66ª Semana Espírita da USE intermunicipal Santos, palestra com Adriano Calsone, sobre "A Gênese, uma abordagem histórica e a chegada dos novos tempos"..
Local: Centro Espírita Jesus e Caridade
Rua Pará, 33 - Campo Grande
Santos, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

19 de outubro, 2018 - às 19h50
Palestra pública com Rosemaria Ribeiro, sobre o tema "Sacrifício da própria vida – Proveito dos sofrimentos para outrem"..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
R. Jurucê, 164 - Colégio
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


20 de outubro, 2018 - das 19h às 21h
Encontro "Para que todos sejam um" pelos 70 anos do 1° Congresso Brasileiro de Unificação Espírita, promovido pela USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Palestra com Antonio Cesar Perri de Carvalho..
Informações: Informações e inscrições pelo site www.usesp.org.br
Local: Instituto Espírita de Educação
R. Atillio Innocenti, 669 - Itaim Bibi
São Paulo, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

20 de outubro, 2018 - das 13h às 15h
Café Filosófico CELD e Feira do Livro Espírita sobre o tema “Suicídio – falar é a melhor solução – #emfavordavida” com as expositoras: Bianca Cirilo e Berenice Lima..
Local: Centro Espírita Léon Denis
Rua Rafael Pereira, 20 - Bento Ribeiro
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


20 de outubro, 2018 - das 8h às 18h
Seminário em comemoração aos 35 anos do ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Exposição com Maria Túlia Bertoni e Paula Pantalena, ambas do Conselho Federativo Nacional da FEB - Federação Espírita Brasilera..
Local: Espaço FEEMT da Federação Espírita do Estado do Mato Grosso
Av. Djalma Ferreira de Souza, 260 - Morada do Ouro
Cuiabá, MT

Portal Luz Espírita

21 de outubro, 2018 - das 9h às 14h
Encontro "Para que todos sejam um" pelos 70 anos do 1° Congresso Brasileiro de Unificação Espírita, promovido pela USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Roda de conversa com Francisco Ferraz Batista (PR), Olenyr Teixeira (SC), Gladis Pedersen de Oliveira (RS), Julia Nezu (SP), Marta Antunes Moura (FEB), Hélio Ribeiro Loureiro (RJ) e A.J.Orlando (SP)..
Informações: Informações e inscrições pelo site www.usesp.org.br
Local: Instituto Espírita de Educação
R. Atillio Innocenti, 669 - Itaim Bibi
São Paulo, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

22 de outubro, 2018 - às 20h
Palestra espírita com Leotina Ferreira sobre o tema “Livro dos Espíritos – 873 a 892”..
Local: Centro Espírita Pascoal Trovele
R. Azevedo Vieira de Carvalho, 238 - Jaçanã
São Paulo, SP
Ver mapa


24 de outubro, 2018 - às 20h
USE Distrital Tucuruvi e a Jornada do Jovem Espírita apresenta a palestra “Os jovens e o nascer de novo – ESE, Cap. IV, itens 1 a 26” com Antonio Freire..
Local: Centro Espírita Dr. Alfredo
R. Guanapus, 161 - Parada Inglesa
São Paulo, SP
Ver mapa


25 de outubro, 2018 - às 20h
USE Distrital Tucuruvi e a Jornada do Jovem Espírita – “Abrace este Universo” apresenta a palestra “Os jovens e o nascer de novo – ESE, Cap. IV, itens 1 a 26” com Leontina Ferreira..
Local: Centro Espírita Maria Emília
R. Fagundes, 187 - Liberdade
São Paulo, SP
Ver mapa


26 de outubro, 2018 - às 19h50
Palestra pública com Mara Jane, sobre o tema "O jugo leve – Consolador prometido"..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
R. Jurucê, 164 - Colégio
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


26 de outubro, 2018 - às 20h

Dentro da série Tributo a Allan Kardec, palestra pública com Donizete Pinheiro, com o tema "Gratidão a Kardec"..
Local: Núcleo Espírita Amor e Paz
R. Coronel José Brás, 682 - Centro
Marílai, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

26 de outubro, 2018 - às 20h30
Espetáculo teatral "O Livro dos Espíritos", apresentado por Um Show Produções. Ingressos pelo site www.bilheteriaexpress.com.br.
Informações: Info: (11) 94749-6822
Local: Teatro Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo
Guarulhos, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

27 de outubro, 2018 - das 8h30 às 12h30
2° Fórum de Ciência Espírita do Estado do Espírito Santo, como o tema "Pesquisas Espíritas na Atualidade". Conferências com: Adrina Madeira, Carlos Loeffler, Jáder dos Reis e Raphael Vvacqua. Inscrições no site da FEES: http://www.fees.org.br.
Local: UFES - Goiabeiras
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras
Vitória, ES
Ver mapa

Portal Luz Espírita

27 de outubro, 2018 - às 20h
Espetáculo teatral "O Livro dos Espíritos", apresentado por Um Show Produções. Ingressos pelo site www.bilheteriaexpress.com.br.
Informações: Info: (11) 94749-6822
Local: Teatro Metrópole
R. Duque de Caxias, 312 - Centro
Taubaté, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

28 de outubro, 2018 - às 19h
Espetáculo teatral "O Livro dos Espíritos", apresentado por Um Show Produções. Ingressos pelo site www.bilheteriaexpress.com.br.
Informações: Info: (11) 94749-6822
Local: Teatro Mario Covas
Av. Goiás, 187 - Indaiá
Caraguatatuba , SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

2 de novembro, 2018 - às 20h
Palestra espírita pública com Fernando Ben sobre o tema “Dia de Finados na ótica espírita”..
Local: Centro Espírita de Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas, 640 - Pechincha
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


10 de novembro, 2018 - às 16h
Palestra pública "A velhice, não como a última etapa da vida" com Ronaldo M. Lopes..
Local: Museu Espírita de São Paulo - Auditório Francisco Cândido Xavier
R. Guaricanga, 357 - Lapa
São Paulo, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

Ver a lista completa na página Eventos Espíritas

Para cadastrar um evento espírita gratuitamente clique aqui.

Se não deseja mais receber o Informe Luz Espírita, faça o cancelamento do cadastro acessando a nossa página de Atendimento e siga os procedimentos a partir do link "Desejo cancelar meu cadastro".



Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo