Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Humberto de Campos



Humberto de Campos Veras (Miritiba, Maranhão, 25 de outubro de 1886 - Rio de Janeiro, RJ, 5 de dezembro de 1934) foi um jornalista, escritor, político, membro da Academia Brasileira de Letras, lembrado pelo Movimento Espírita pelas obras ditadas, depois de sua desencarnação, através da mediunidade de Chico Xavier, especialmente Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Algumas dessas obras foram assinadas com o pseudônimo Irmão X, devido implicações de direitos autorais. É também carinhosamente chamado de "Repórter do Além".





Biografia

Humberto de Campos nasceu em uma família humilde de um vilarejo do Norte Maranhense então chamado Miritiba, que em 1934 foi promovido a município e, em sua homenagem, rebatizado para Município de Humberto de Campos. Aos seis anos ficou órfão do pai e foi com sua mãe morar na capital, São Luiz, onde desde cedo começou a trabalhar no comércio para ajudar no sustento da sua família.

Formou-se em jornalismo e muito rapidamente ganha notoriedade. Depois de passar pelos jornais Folha do Norte e A Província do Pará, em Belém do Pará, transfere-se em 1912 para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, onde foi admitido no jornal O Imparcial, trabalhando ao lado de notáveis figuras como Rui Barbosa e José Veríssimo, além de tornar-se amigo de ilustres literatos, como Olavo Bilac.

Além de brilhante repórter, Humberto de Campos ficou famoso por suas crônicas e contos, levando-o em 1920 a ser eleito membro da Academia Brasileira de Letras, sucedendo o amigo Emílio de Menezes na cadeira n° 20, pertencente ao patrono Joaquim Manuel de Macedo. No ano seguinte, foi eleito Deputado Federal pelo Maranhão, sendo reeleito nas sucessivas eleições até ser cassado pelo golpe de Estado culminado pela Revolução de 1930.

Após um período de grandes dificuldades financeiras e já com sérios problemas de saúde, volta a ganhar destaque nacional em 1933 ao publicar Memórias, em que descreve recordações da infância e juventude. O sucesso de venda e crítica o inspira a compor um segundo volume, que seria publicada postumamente, como Memórias Inacabadas, visto seu desencarne antes da conclusão do livro.


Humberto de Campos e o Parnaso de Chico Xavier

Em 9 de julho de 1932 a Federação Espírita Brasileira publica Parnaso de Além-Túmulo, o primeiro livro psicografado por Chico Xavier, contendo uma coleção de poemas, ditados por Espíritos de eminentes escritores, como Augusto dos Anjos, Castro Alves, Casimiro de Abreu, Cruz e Souza, Artur Azevedo dentre outros. A obra causa grande impacto no meio literário e acirrado debate entre os críticos.

Chamados a analisar a obra, alguns imortais da Academia deram seu parecer sobre a legitimidade das autorias e Humberto de Campos foi um dos que opinou favoravelmente à autenticidade das referências, escrevendo para o jornal Diário Carioca:

"Eu faltaria, entretanto, ao dever que me é imposto pela consciência, se não confessasse que, fazendo versos pelas penas do Sr. Francisco Cândido Xavier, os poetas de que ele é intérprete apresentam as mesmas características de inspiração e de expressão que os identificavam neste planeta. Os temas abordados são os que os preocuparam em vida. O gosto é o mesmo e o verso obedece, ordinariamente, à mesma pauta musical. Frouxo e ingênuo em Casimiro de Abreu, largo e sonoro em Castro Alves, sarcástico e variado em Junqueiro, fúnebre e grave em Antero, filosófico e profundo em Augusto dos Anjos."
Humberto de Campos

Morte e retorno: o Repórter do Além

Humberto de Campos desencarnou em 1934, com tão-somente 48 anos de idade, no auge de seu reconhecimento, depois de sofrer anos com o agravamento de seu estado de saúde, como perda gradual da visão e problemas no aparelho digestivo.

Apenas três meses após sua desencarnação, ele se manifesta ao médium Chico Xavier, oferecendo-se para uma parceria de trabalho que mais tarde resultaria em grandes obras espíritas. A primeira crônica já viria dois meses depois: "A palavra dos mortos", que iria servir de prefácio para o livro Palavras do Infinito, publicado em 1936. No ano seguinte, o Espírito Humberto de Campos ditaria Crônicas de Além-Túmulo.

A grande obra do Repórter do Além pela psicografia de Chico Xavier é publicada em 1938: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho — um clássico da literatura espírita. Sua repercussão motivou um célebre processo judicial que foi acompanhado pela mídia de todo o país.



No ano de 1944, a viúva de Humberto de Campos, Catarina Vergolino de Campos, ingressou em juízo, movendo um processo, que se torna célebre, contra a Federação Espírita Brasileira e Francisco Cândido Xavier, no sentido de obter uma declaração, por sentença, de que essa obra mediúnica "era ou não do Espírito de Humberto de Campos", e que em caso afirmativo, se aplicassem as sanções previstas em lei, com o repasse dos direitos autorais à esposa e os três filhos herdeiros do falecido escritor.

Em meio ao processo, mãe de Humberto de Campos, D. Ana de Campos Veras, rompeu o silêncio para ofertar ao médium de Pedro Leopoldo a fotografia do seu próprio filho, com esta expressiva dedicatória: "Ao Prezado Sr. Francisco Xavier, dedicado intérprete espiritual do meu saudoso Humberto, ofereço com muito afeto esta fotografia, como prova de amizade e gratidão. Realmente, li emocionada as Crônicas de Além-Túmulo, e verifiquei que o estilo é o mesmo de meu filho. Não tenho dúvidas em afirmar isso e não conheço nenhuma explicação científica para esclarecer esse mistério, principalmente se considerarmos que Francisco Xavier é um cidadão de conhecimentos medíocres. Onde há fraude? Na hipótese de o Tribunal reconhecer aquela obra como realmente da autoria de Humberto, é claro que, por justiça, os direitos autorais venham a pertencer à família. No caso, porém, de os juízes decidirem em contrário, acho que os intelectuais patriotas fariam ato de justiça aceitando Francisco Cândido Xavier na Academia Brasileira de Letras... Só um homem muito inteligente, muito culto, e de fino talento literário, poderia ter escrito essa produção, tão identificada com a de meu filho."

Na noite de 15 de julho de 1944, quando o processo atingia o clímax, o Espírito Humberto de Campos retorna pelo lápis do médium Chico Xavier, tecendo, no seu estilo inconfundível, uma belíssima e emocionante página sobre o triste problema levantado pela incompreensão humana, página que pode ser devidamente apreciada no livro A Psicografia ante os Tribunais. Daí por diante, ele passou a assinar-se, simplesmente, Irmão X, versão evangelizada do pseudônimo Conselheiro XX, que ele adotara no meio literário de quando encarnado.

A autora da ação, Catarina Vergolino de Campos, foi julgada carecedora da ação proposta, por sentença de 23 de agosto de 1944, do Dr. João Frederico Mourão Russell, juiz de Direito em exercício na 8ª Vara Cível do antigo Distrito Federal. Tendo ela recorrido dessa sentença, o Tribunal de Apelação do antigo DF manteve-a por seus jurídicos fundamentos, tendo sido relator o saudoso ministro Álvaro Moutinho Ribeiro da Costa.


Obras

  • Palavras do Infinito (1936)
  • Crônicas de Além-Túmulo (1937)
  • Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (1938)
  • Novas Mensagens (1940)
  • Boa Nova (1941)
  • Reportagens de Além-Túmulo (1943)
  • Lázaro Redivivo (1945)
  • Luz Acima (1948)
  • Pontos e Contos (1951)
  • Contos e Apólogos (1958)
  • Contos Desta e Doutra Vida (1964)
  • Cartas e Crônicas (1966)
  • Estante da Vida (1969)
  • Relatos da Vida (1988)
  • Histórias e anotações (1989)

Referências

  • Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, (Humberto de Campos) Chico Xavier.
  • As Vidas de Chico Xavier, Marceu Souto Maior.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo